Salve salve pessoal…
Se alguém chegasse pra você e falasse que existe uma relação entre as empresas de games Capcom e SNK com a cervejaria Kaiser, você acreditaria?
Antes vamos explicar um pouco sobre ambas as empresas, e sobre um jogo que uniu as duas e como isso foi um evento tão grandioso, quanto o encontro entre Chaves e Chapolin rs…
A Capcom é uma empresa japonesa com uma maestria incrível no desenvolvimento de jogos, com inúmeros sucessos, e uma das áreas que a empresa investia muito na década de 1990 era na de Fliperamas. A Capcom foi uma das grandes pioneiras no gênero de luta, e o jogo Street Fighter 2 causou um impacto gigantesco na indústria por revolucionar a forma como pessoas jogavam os famosos jogos “um contra o outro”.
Além de Street Fighter (e a série Alpha), a Capcom ainda lançou vários games de luta com uma ótima qualidade como Darkstalkers, jogos da Marvel (XMen Children Of The Atom, Marvel Super Heroes, XMen Vs Street Fighter, Marvel Vs Capcom, etc), Rival Schools, Star Gladiator dentre vários outros.
Após o sucesso de Street Fighter 2, muitas empresas viram nos Arcades de luta uma oportunidade para ganhar grana preta, e uma dessas foi a SNK (também japonesa). A SNK lançou Art Of Fighting (que na cronologia da empresa vinha antes de Fatal Fury e The King Of Fighters), porém muita gente olhava para o Ryo e o Robert, e comparavam como clones do Ryu e Ken, até mesmo a Capcom para satirizar a rival, cria o personagem Dan Hibiki todo desengonçado ironizando os personagens de Art Of Fighting (cabelo do Robert, golpes e jeitos do Ryo Sakazaki, referências a máscara Tengu do Mr Karate / Takuma Sakazaki).
Isso fez com que a rixa entre as duas aumentasse. Porém a SNK tinha uma qualidade excepcional nos seus games de luta, além das belas artes dos jogos, a história que unia Art Of Fighting, Fatal Fury e The King Of Fighters era bacana e imersiva, e até nos jogos que não eram envolvidos como Samurai Shodown e The Last Blade, viamos que eles faziam com carinho as suas sagas.
Com as duas cada vez mais lançando jogos e rivalizando, qual seria a última coisa a se esperar? Sim jovens, uma parceria entre elas… Foi anunciado o jogo Capcom Vs SNK, isso fez com que muitas pessoas pensassem que o mundo realmente iria acabar em 2000 rs… alguns até pensavam “falta só o que, Sonic ir pra um console da Nintendo?”.
A parceria consistia em a SNK produzir jogos com personagens da Capcom para o Neo Geo Pocket, e a Capcom lançar um jogo de luta para fliperamas, o Capcom Vs SNK, que depois viria a ter uma continuação, o Capcom Vs SNK 2 (que foi um jogo excepcional, diga-se de passagem). E futuramente a SNK faria o SNK Vs Capcom Chaos, que tentaria repetir o sucesso dos anteriores, mas não foi bem aceito por muitos fãs das sagas.
Mas onde entra a Kaiser nisso tudo? Pois bem, para a surpresa de muitas pessoas, na Super Game Power de Número 80, na página 28, trazia um informativo, em que a versão de Dreamcast do jogo, rolava uma frase de merchan da Kaiser, a frase, Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes, parecia ser uma pegadinha, e confesso que eu também achei, até meu irmão colocar o jogo no Dreamcast dele, e realmente existia essa frase em repetição na música mixada.
Para escutar o áudio, ligue o jogo, e vá no Options, então basta esperar (eu não sei se aquela versão Pro que tem o Joe Higashi e o Dan Hibiki que saiu para o Playstation 1 e Dreamcast também possui tal áudio). Caso queira ouvir na íntegra, segue o vídeo abaixo, está aproximadamente nos 0:31 do vídeo.
A frase era famosa nos comercias da própria Kaiser com o baixinho bigodudo rs… Abaixo um comercial que eles soltavam esse slogan (aproximadamente às 0:18).
Então quer dizer, que a Kaiser comprou patrocínio no jogo? Que a Kaiser é dona da SNK? Que o Rugal e o Akuma só tomam cerveja da Kaiser? Não é bem assim pessoal rs… O que foi divulgado é que o compositor Satoshi Ise, que trabalhou nas músicas do game, baixou várias faixas de áudio no Napster (se hoje você usa Spotify, antigamente pro pessoal pegar umas músicas era por meio de programas como Napster, eMule e Kazaa) de vários países diferentes, e uma dessas faixas era a propaganda da Kaiser dos comerciais da Jovem Pan FM.
Acontece que assim como nós achamos legal músicas do exterior (mesmo que elas não falem nada com nada no seu significado), esse rapaz, decidiu remixar esse trecho achando que combinava com a música, e assim a Kaiser fez parte do Capcom Vs SNK.
Esse trecho aparentemente, também faz parte da música Leave Me Alone do grupo NieN.
Referências:
– gamehall.uol.com.br
Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.
A SNK lançou Art Of Fighting (que na cronologia da empresa vinha antes de Fatal Fury e The King Of Fighters)
Não, AOF vem antes somente de FF e ponto final!
história que unia Art Of Fighting, Fatal Fury e The King Of Fighters era bacana e imersiva,
É tão difícil assim admitir que KOF é universo a parte ou você é noob mesmo?
E futuramente a SNK faria o SNK Vs Capcom Chaos, que tentaria repetir o sucesso dos anteriores, mas não foi bem aceito por muitos fãs das sagas.
Teu *** [editado pela administração].
Sobre a crítica do SNK Vs Capcom, abaixo algumas médias mostrando que a recepção foi mais fraca que os dois Capcom Vs SNK.
SNK Vs Capcom (feito pela SNK) – Média 56 e 57 (PS2 e XB) – https://en.wikipedia.org/wiki/SNK_vs._Capcom:_SVC_Chaos
Capcom Vs SNK (feito pela Capcom) – Média 80 e 74 (DC e PS1) – https://en.wikipedia.org/wiki/Capcom_vs._SNK:_Millennium_Fight_2000
Capcom Vs SNK 2 (feito pela Capcom) – Média de 68, 81 e 80 (GC, PS2 e XB) – https://en.wikipedia.org/wiki/Capcom_vs._SNK_2
Jovem, percebi que você tem muita paixão pela SNK e suas franquias, e isso é bom, mas tome cuidado para que esse amor não te leve ao ódio cego, saiba que existem opiniões diferentes das suas.
Se possível, leia os livros do David McRaney, aqui cito um trecho famoso dele:
“Da próxima vez que você se preparar para lançar uma centena de razões pelas quais seu telefone celular, TV ou carro é melhor do que o de outra pessoa, hesite. Porque você não está tentando mudar a opinião da outra pessoa – você está tentando sustentar a sua própria.”
Agora se realmente existem erros no artigo, se você nos mostrar a prova, com links oficiais, ou se quiser redigir, ficamos honrados em melhorar o conteúdo retificando ou até mesmo publicando um novo artigo feito por você.
Grande abraço.