Halo quase foi lançado pela Rockstar?

Salve salve pessoal…

Você sabia que a Rockstar (produtora de jogos como GTA e Red Dead) quase produziu e lançou Halo (o carro chefe da Microsoft no Xbox)?

Vamos voltar um pouco no tempo… No fim dos anos 90, a Rockstar estava preocupada, ela havia lançado GTA 2 em 1999, porém, a crítica classificou ele como algo já ultrapassado, perante os rivais, comparando com Driver que já tinha gráficos em 3D.

GTA 2

Com isso em mente, a Rockstar começa a ampliar seus negócios, investir em propagandas, e publicar projetos de desenvolvedoras menores, aí que entra a Bungie na jogada.

Oni

A Bungie estava desenvolvendo dois games, o primeiro era Oni, um jogo de ação em terceira pessoa com inspirações em Ghost In The Shell. O segundo jogo, era Halo, um jogo de Estratégia em Tempo Real (ou RTS – Real Time Strategy) de ficção científica (que inclusive já havia sido anunciado para Macintosh).

Halo em RTS divulgado para Macintosh

Acontece que a Rockstar vendo os dois projetos, pensou em qual deveria ser mais rentável (pensando em um público maior), e apostou no Oni, lançando ele para Playstation 2 e comprando os direitos da franquia. Assim deixando Halo totalmente nas mãos da Bungie.

Mas e por qual motivo Halo se tornou Tiro em Primeira Pessoa (ou FPS – First Person Shooter)? Quando a Microsoft decidiu entrar no mundo dos consoles, e investiu na divisão Microsoft Studios, eles precisavam de parceiros e empresas próprias, assim começam a sua expansão e compram empresas como Bungie e Rare.

Logo da Microsoft Studios

No caso da Bungie, a Microsoft sabia que ela era uma forte aliada da Apple, e que eles tinham uma excelente competência artística nos games, assim sendo, eles conseguiriam um bom estúdio, e afetariam a rival maçã (afinal, a Bungie era a desenvolvedora de games referência para Macintosh).

Quando a compra da Bungie é feita (que inclusive Steve Jobs não ficou contente com isso rs), o projeto que estava em andamento (no caso Halo), a Microsoft sabia que para consoles, o gênero RTS era melhor para computadores, portanto, eles pedem para alterar o game para FPS e fazem uma campanha massiva de marketing em cima do game (que foi lançado junto com o primeiro Xbox).

Halo Combat Evolved lançado para o primeiro Xbox

Com o tempo, Halo se tornou um fenômeno gigantesco e muito lucrativo para a Microsoft. Ah Daniel, então a Rockstar fez um mal negócio? Então jovens, não necessariamente… Pois, a Bungie estava apostando em Halo como RTS, e dessa forma, poderia não causar um impacto ou sucesso conforme foi com as mãos da Microsoft Studios.

Inclusive a Rockstar que era dona da Angel Studios (aquela que fez o milagroso port do Resident Evil 2 para Nintendo 64), pediu para o estúdio desenvolver uma continuação para Oni, que depois acabou sendo cancelado.

Oni 2, jogo cancelado

Depois de GTA 3, a Rockstar voltou a vender milhões com a série, o que inclusive chamou a atenção da Sony, que fez um acordo de parceria temporária com os títulos da empresa (se você acha que exclusivo temporário é chato, imagina pra quem queria jogar GTA San Andreas no Xbox lá no passado rs)…

Então foi isso jovens, a Rockstar teve a oportunidade de produzir e publicar Halo, mas se ela fizesse isso, Halo seria como conhecemos hoje?

Sugestão de postagem feita por patrickfb, usuário do fórum PXB.

Referências:
comboinfinito.com.br

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.