Análise – Wells

Salve salve pessoal…

Se você gosta de games Run’n Gun, trago a análise do jogo brasileiro Wells.

Introdução

Wells é um jogo desenvolvido pela TowerUp Studios como um projeto de TCC da PUC Minas. O jogo é side-scrolling com gráficos em 3D, no estilo Run’n Gun (jogos como Metal Slug, Contra, Cuphead, etc).

Na estória do jogo, você é George Wells, um famoso contrabandista da cidade de Percepolis que é traído por seus clientes que tentaram matá-lo e ele parte em busca do acerto de contas. A temática do jogo é Steam Punk (ou Tecnavapor – Tecnologia a Vapor), que é um subgênero de ficção científica onde a evolução tecnológica ocorreu mais rápida do que na História real (similar aquele filme Loucas Aventuras de James West, em que no Faroeste existiam equipamentos e máquinas avançados).

Atirando em inimigos que vem do alto

Som

As músicas do game são excelentes, logo ao iniciar o jogo e você ouve a introdução, dá um ar de grandeza e nobreza ao jogo, sendo que as músicas me lembraram muito de jogos como Banjo Kazooie e o primeiro Crash Bandicoot, músicas legais que entretém e casam com a trama por trás.

Wells na rua, cercado de inimigos

Os efeitos sonoros também são ótimos, pra vocês terem noção do nível de detalhamento, um exemplo simples é que, se você atira para direita o som vem do canto direito da TV, e da esquerda o mesmo acontece com o lado da TV, até então, nunca tinha reparado tão claramente nisso, isso é muito legal de se perceber, mostra um capricho por parte dos desenvolvedores.

O único ponto negativo que vi, foi o som ao pular, a cada pulo Wells emite um Som, e isso pode se tornar chato com o tempo.

Zepelim gigante perseguindo Wells

Gráfico

Os gráficos do jogo são em 3D, com uma ótima modelagem, e quando digo ótima, não é apenas um elogio, a caricatura e os traços dos personagens, tanto o Wells quanto os inimigos, me lembraram muito antigos desenhos da linha Merrie Melodies / Looney Tunes. Tanto que é perceptível detalhes no cenário, nos personagens que nos remete a essa sensação de um desenho, como em uma fase em que ao fundo eu via casas flutuando e eu me lembrava da casa do Coragem o Cão Covarde, ou nos créditos do jogo em que você vê um inimigo caindo dos céus tocando piano.

Fase da Moto com vários efeitos de luz

As animações dos personagens também foram caprichadas, como por exemplo, ao pegar a arma que lança bolas de ferro, e você movimentar o analógico direito, mostra ele pegando ela com as duas mãos ou trocando de mão dependendo de onde você está mirando.

Os detalhes gráficos também foram lapidados, e é possível ver reflexos, e os cenários são bem bonitos, lembro de partes memoráveis como no trem no deserto, ou você andando de moto em uma rua a noite, e vendo claramente luzes, penumbras, sombras.

Mirando em um barril de gasolina

Ao trocar de arma também existe um efeito legal, onde o fundo fica mais lento e você pode navegar entre as 5 armas existentes no jogo.

Controles

Os comandos do jogo são:
Analógico Esquerdo – Controle do personagem
Analógico Direito – Controle da mira das armas
A – Pulo
RB / LB – Troca de Arma
LT – Rasteira
RT – Atirar

O jogo responde bem aos comandos, sendo que se você tiver perto de um inimigo, o Wells tira uma chave inglesa e dá uma porrada no oponente.

Arte conceitual de Wells

Uma coisa que incomoda nos controles, é o controle da mira das armas que fica no analógico direito, talvez a versão de PC por ser no Mouse, deve ser melhor e mais ágil para mexer e atirar, mas como no Xbox (ou até mesmo usando controle no PC), fica “mais lento” essa mira, em partes com muita ação e muitos inimigos, pode afetar no seu desempenho.

O jogo possui 5 tipos de armas, que fazem aumentar a sua estratégia na jogabilidade, sendo as armas:
Arma Comum: Com ela você consegue atirar para todas as direções, e com ela os tiros ao acertar paredes, ou superfícies, eles ricocheteiam
Arma Canhão: Com essa arma você consegue usar tiros com projeção, e eles lançam bolas de canhão que podem acertar os inimigos enquanto o projétil rola pela câmera (é ótima para matar uns inimigos vestidos de mergulhadores)
Arma Mina: Essa você atira um projétil, e depois detona ele pressionando novamente o botão de tiro (é ideal para matar os inimigos com escudo)
Arma Metralhadora: Com a metralhadora você dispara uma rajada de tiros elétricos
Arma Gás: Essa arma você atira uma bomba de gás que deixa os inimigos tossindo, ou enferruja equipamentos mecânicos (como aquelas máquinas pequenas que ficam voando e atirando ou as aranhas pequenas que te seguem)

Exemplos de algumas armas

Outro detalhe legal, é que tanto a vida como a munição das armas, são recarregadas automaticamente sem você se preocupar.

Diversão

Wells é um jogo extremamente divertido, lembrando e clássicos como Metal Slug, peca um pouco na questão da mira das armas, mas no geral é bem divertido.

Além de trazer combates bem elaborados, e chefes enormes como aranhas e zepelim gigantes.

Primeiro chefe do jogo

A campanha do jogo leva cerca de 3 horas e meia, eu zerei na dificuldade normal, sendo que após você zerar, você abre um modo chamado Novo Jogo +, com uma dificuldade mais elevada.

Para quem gosta de desafios o fator replay também é interessante, pois ao passar uma fase existe uma métrica com classificação, e para alguns pode ser desafiador alcançar sempre a classificação S para todas as fases.

Outras informações

Quando você zera o game, além de abrir um Novo Jogo +, você abre skins novas para Wells, além de conseguir acessar todos os capítulos.

Acho que no jogo todo não encontrei bug algum, só um pouco de queda de frames no último chefe quando ele lançava várias bombas em cima do personagem.

Fase da moto enquanto você mira em uma máquina voadora

Preço

Na Steam, o jogo está R$ 8,39, Clique Aqui para saber mais.

Na Xbox Live, o jogo está R$ 8,00, Clique Aqui para saber mais.

Arte conceitual de Wells

Considerações Finais

Wells é um ótimo jogo Run’n Gun, com uma temática Steam Punk e design divertido, peca em alguns comandos no controle, mas em um contexto geral vale a compra, ainda mais pelo seu preço convidativo.

Se você gosta de games como Metal Slug e Contra, Wells é uma ótima sugestão para passar as tardes chuvosas.

Abaixo um vídeo de gameplay no nosso canal, se possível se inscreva para ajudar nosso trabalho.


Gostou do vídeo? Ajude a gente, se inscreva no nosso canal clicando abaixo.

 

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.