Você conhece o controle bumerangue do Playstation 3?

Salve salve pessoal…

Você sabia que o Playstation 3 quase teve um controle em um formato estranho, e que isso poderia significar também uma mudança no controle do Playstation 4?

Desde a criação do Atari 2600, os controles de games passaram por diversas mudanças e melhorias, desde o surgimento do direcional (no Nintendinho), até a popularização dos gatilhos R e L (com Dreamcast e Xbox), sendo que as empresas sempre tentaram inovar e mudar a forma como jogamos um vídeo game.

A Sony quando lançou o primeiro Playstation, trouxe um controle diferente para a época, sendo que ele possuía 4 botões em cima, chamados de L1, R1, L2 e R2. Além disso os botões principais, ao invés das letras, utiliza um padrão de símbolos (X, Círculo, Quadrado e Triângulo).

Controle do PS1

Com o lançamento do Nintendo 64, veio a popularização da alavanca analógica e também a possibilidade de utilização de componentes extras no controle, sendo um deles o Rumble Pak, que fazia tremer o controle.

A Sony vendo isso, decide por modificar seu joystick, e adiciona internamente dois motores para fazer o controle tremer, e dois analógicos, um na esquerda e outro na direita, assim surge o DualShock.

Controle Dual Shock do PS1

O tempo passou, e a Sony trouxe ao mercado o Playstation 2, e como diria a famosa frase, “Em time que está ganhando não se mexe”, ela manteve praticamente o mesmo design de controle no seu DualShock2, que foi bem utilizado pelos fãs, e como era parecido com o já bem aceito controle do PlayStation 1, agradou bastante os consumidores.

Controle Dual Shock do PS2

Eis que a Microsoft anunciou ao mundo o Xbox 360 que chegaria ainda em 2005, muitos especulavam como seria o Playstation 3, e na E3 de 2005 a Sony trouxe um aparelho robusto, que traria muitos recursos para o mercado de games, mas uma coisa chamou a atenção da imprensa e dos fãs, o design do controle.

O joystick ainda sem um codinome oficial, foi chamado pela imprensa de “Bumerangue” devido ao seu formato um tanto quanto estranho, enquanto alguns fãs elogiavam a nova empreitada da Sony, vários outros estavam achando aquele negócio horroroso.

Controle “Boomerang”

Imaginem ter um controle bom botões pequenos e com uma pegada um tanto quanto diferente, as mãos ficariam mais estreitas, e os botões em cima teriam um toque diferente, ficando diretamente acima do direcional e dos botões, além do que os botões da direita estariam mais ao centro do controle, seria como se você tentasse espremer as mãos para apertar os botões do meio.

O Controle, devido a sua estrutura, viria sem a função de vibrar por causa do tamanho mais fino das extremidades. E os analógicos não seriam em forma de hastes, mas sim parecidos com os do PSP, que em jogos portáteis são muito bons, porém para jogos de console de mesa, talvez faltaria precisão, ou até mesmo causasse um certo desconforto nas mãos.

Boomerang

Após as críticas negativas (mesmo sendo apenas conceitos que poderiam ser usados no PS3), a Sony “some” com o controle bumerangue, e traz ao mercado o SixAxis, que era um DualShock sem a função de tremer, mas com sensores de movimento, para ser usado em jogos, onde você movimentava o controle (similar ao Nintendo Wii e ao PS Move).

Depois de alguns fãs ainda reclamarem que queriam um controle mais pesado e com a função de vibração novamente, eles lançam o DualShock3 trazendo esses detalhes sonhados pelos fãs.

Evolução dos controles do Playstation

Agora imaginem em um cenário hipotético, se o PlayStation 3 fosse realmente lançado com o Bumerangue, hoje no Playstation 4 como será que seria o Joystick? Será que as crianças iriam brincar de bumerangue na rua? Iríamos caçar cangurus?

Referências:
ign.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Você conhece o controle bumerangue do Playstation 3?

Os comentários estão fechados.