Análise – Sword of Xolan

Junte se a Xolan e lute contra todo o mal nesta aventura pixelada diretamente para nossos celulares!

Introdução

No Ano de 2015 o desenvolvedor Alper Sarikaya lançava primeiramente para o IOS, e posteriormente para Android um jogo de ação/plataforma pixelado num estilo bem noventista chamado Sword of XOLAN. No jogo assumimos o papel de um jovem guerreiro chamado Xolan(por isso o nome), em um mundo invadido por criaturas bestiais. Com um total de 30 fases divididas em 3 mundos diferentes vamos avançando e sendo desafiado a todo momento!

Sword of Xolan

Som

Como vocês vão perceber em minhas análises eu valorizo muito a trilha sonora nos games e essa em especial me cativou muito, pois segue uma linha musical que sou muito apaixonado, que é a música medieval! A trilha foi composta por Burak Karakas, e ela é repleta de alaúdes, e sons de outros instrumentos da idade média. Para um cara que é fã de bandas como Blind Guardian, Sonata Arctica Angra, é um prato cheio! Um outro fato interessante é que Burak também se encarregou de todo o som do jogo como dublagens, e som do ambiente.

 

Gráfico

O jogo é bem bonito de forma geral, tanto em cenários, quanto os monstros que enfrentamos e até mesmo o próprio personagem. É um bom revival ao jogos de plataforma que jogávamos nos anos noventa, como os da série Castlevania, para quem viveu essa época vai sentir uma nostalgia com certeza. Um destaque que faço é o design dos chefões, que são bem criativos!

Diversão

Como escrevi acima, o jogo tem 30 fases, e são 10 fases por mundo, sendo que na última fase de cada mundo enfrentamos o boss. Em todas as fases sempre temos um baú secreto que é aberto por uma chave que fica escondida pela fase e também 3 habitantes presos dentro de prisões para libertarmos. É possível apenas passar direto as fases e não pegar baú, nem libertar ninguém, porém se perde muito do jogo fazendo assim, pois é desafiador encontrar tanto um quanto o outro. A dificuldade do jogo está mais em enfrentar os inimigos do que avançar pelo cenário, sendo que com nosso personagem podemos dar golpes de espada, ou soltar um poder que serve como um ataque a distância. Conforme vamos pegando dinheiro nos baús, é possível realizar alguns upgrades no personagem, outra coisa bem legal no jogo!

 

Preço

Existe uma versão grátis para Android com propagandas, e a opção de pagar um valor para remove-las. Já para o IOS ele custa $ 0,99.

Jogo na Google Play

Jogo na App Store

 

Considerações Finais

Jogo bem bacana, para passar aí, eu diria, umas 5 horas jogando, com uma trilha sonora envolvente. Porém peca em não ter uma história legal por trás, mesmo que fosse alguns textos entre as fases, mas de resto vale muito a pena.

Por enquanto é isso pessoal, pretendo trazer mais jogos do Alper Sarikaya aqui no Aperta o X!

Grande Abraço!

About Leandro Lambertini

Nerd caipira do interior de São Paulo, aspirante a músico, amante do cinema e dos games.