Quais são as principais diferenças entre Conker’s Bad Fur Day (N64) e Conker Live And Reloaded (Xbox)?

Todos sabem que o jogo Conker teve modificações entre a versão do Nintendo 64 e a do Xbox, mas além da parte gráfica, o que explica a censura? Saiba mais nessa investigação do Aperta o X rs.

Conker é um dos mascotes da Rare, sendo que sua primeira aparição foi no jogo Diddy Kong Racing para Nintendo 64. Ao mesmo tempo, um jogo estava em produção, o Twelve Tales: Conker 64, que contaria a história do esquilinho Conker por um mundo colorido, similar ao Banjo Kazooie, outro mascote da Rare.

Conker era pra ser fofinho em Twelve Tales

Aconteceu que quando o jogo foi demonstrado, a crítica soltou algumas notas dizendo que o jogo era típico da Rare, com bichinhos fofos e carismáticos. Então a empresa britânica, decide montar um jogo escrachado que zombasse de tudo e de todos, e assim começa a mudar o game para um jogo com narrativa.

Conker’s Bad Fur Day foi lançado para Nintendo 64 em 2001, tendo diálogos engraçados e uma temática que foge um pouco dos padrões da indústria. Dizem que nessa época o relacionamento com a Nintendo já não era dos melhores (saiba mais em A História da Rare). Logo em seguida, a Rare foi adquirida pela Microsoft, e assim começaram a planejar um jogo do Conker na nova casa.

Comparação das capas, se você prestar atenção irá notar mensagens subliminares rs

A princípio pensaram em uma continuação, mas depois surgiu a ideia de apresentar Conker para os jogadores da Microsoft. O jogo seria chamado de Conker: Live & Uncut, mas após algumas censuras, foi renomeado para Conker: Live & Reloaded e lançado em 2005. Mas qual foi o motivo da censura? E quais foram as mudanças no game?

Gráficos e Sons

Obviamente começando pelos gráficos do game, todos os personagens, cenários, objetos e texturas tiveram uma atualização gráfica para o primeiro Xbox.

A esquerda a versão de N64 e à direita a de Xbox

Apesar de tudo, não foi feita apenas uma atualização gráfica, mas os personagens também mudaram.

Todos os personagens peludos, são cobertos de pele, deixando um gráfico exuberante, e ao mesmo tempo trazendo fofura rs. Além disso, nas vestimentas também tiveram mudanças, como por exemplo, Conker agora usa shorts, e não usa mais luvas.

Comparação do Conker, à esquerda no N64, à direita no Xbox

Assim como ele, Rei Pantera teve seu traje remodelado. Os Tediz parecem ursos que realmente vieram de retalhos. A Berri (namorada do Conker) agora tem o número 69 nas costas, adicionando mais insinuações a personagem. Praticamente quase todos os personagens tiveram mudanças, desde coisas pequenas a detalhes maiores.

Além dos personagens, texturas e cenários, foram adicionados efeitos gráficos para dar uma imersão ao jogador, como as gotas de água / sangue que escorrem pela tela.

Gráfico do Conker Live And Reloaded

As roupas do Conker também mudaram, como na parte da Guerra, no Nintendo 64, ele colocava apenas o capacete, na versão do Xbox, ele fica inteiro com roupa de fuzileiro.

Na parte sonora do game, as músicas sofreram uma enorme reformulação. No jogo original, eram usados instrumentos sintéticos remixados, sendo que eles foram completamente substituídos por instrumentos reais.

No game existe muitas piadas com filmes, inclusive Matrix

Das músicas, a única que foi deixada igual a original foi a Rock Solid, com leves mudanças.

Nas vozes e diálogos, a grande maioria teve sua qualidade melhorada, já outras tiveram de ser regravadas, como por exemplo, as conversas com o Gárgula ou com o Monstro do Cocô (Great Mighty Poo), devido a alterações no texto original.

Monstro do cocô no N64

Além disso, foram feitos outras adaptações, por exemplo, quando Conker diz no game original do botão L, na versão do Xbox, ele diz gatilho L.

Jogabilidade

Na questão de controle do Conker, o jogo em si foi transformado e deixado mais fácil, ou melhor equilibrado.

Nas partes de água, o oxigênio do Conker demora mais para acabar, e quando acaba, o quadrados de chocolate vão se perdendo aos poucos.

Partes que envolvem mergulho

Nas partes de explosões e tiros, antes elas tiravam mais life. Como nas bombas da guerra, que antes tiravam os 6 quadrados de chocolate, e na versão nova tiram apenas a metade.

Na parte das lutas, Conker usava uma frigideira, e ela tinha uma limitação de alcance. Ela foi substituída por um bastão de beisebol (com espinhos rs). Sendo que para atacar inimigos, a câmera aproxima a visão.

Conker com seu velho taco de beisebol

No Nintendo 64, nas partes que você controlava a metralhadora, ou você andava com a arma, ou pulava e fazia as outras coisas, na versão nova, você pode pular e se mover com a arma. Além disso a pontaria foi aprimorada, e enquanto na versão antiga Conker andava com duas armas, uma em cada mão, na nova ele anda com apenas uma arma.

E em alguns momentos do jogo, a dificuldade foi melhorada, como na parte da balada, que Conker fica bêbado e tem que mijar nos homens de pedra. No N64, ele tinha que mijar em mais de um, na versão de Xbox, apenas em um.

Censura

Como foi citado anteriormente, o jogo seria chamado de Conker: Live & Uncut, trazendo o jogo original, porém com extras e sem nenhuma censura. Porém, o jogo foi censurado, retirando até mesmo, alguns trechos da campanha que existia no jogo do Nintendo 64.

A principal especulação para isso, seria a rede de varejistas, que se recusaram a vender o jogo sem nenhum tipo de censura. O jogo corria o risco de ter uma classificação AO pelo ESRB (Adults Only, apenas para maiores de 18 anos, geralmente jogos assim vendem menos por sua classificação).

Xingamentos são comuns no game

O jogo foi reclassificado como M pelo ESRB (Mature, jogos com conteúdos adultos, mas que podem ser vendidos com uma maior liberdade, como Mortal Kombat, GTA e God Of War). Essa censura, além de retirar cenas do original, alterou diálogos e conversas, como por exemplo, os palavrões que antes tinham “fuck”, agora apenas ouve-se um “Bip” no lugar.

Os arquivos de áudio do jogo foram pré censurados e continham esses “bips”, isso significa que não foram censurados pelo mecanismo do jogo, isso deu uma esperança dos fãs verem uma versão sem censura, que foi até cogitado a ter um código que desbloqueasse esse recurso. Mas tudo foram especulações, e nada concreto foi disponibilizado.

Conker, jogo fofinho rs…

Essas censuras, acabaram desagradando os fãs do esquilo, que queriam ver o game como no original. Apesar de tudo, tanto a versão nova quanto a antiga, são jogos excelentes, e se você tiver a oportunidade de jogar, vá em frente.

E você, se lembra de mais alguma outra diferença?

Referências:
conkerboards.proboards.com
conker.wikia.com

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Quais são as principais diferenças entre Conker’s Bad Fur Day (N64) e Conker Live And Reloaded (Xbox)?

    1. Opa, obrigado pelo comentário jovem.
      No caso do Multiplayer (além da parte da jogabilidade citada acima), é que a versão de Xbox conta com recursos online via Xbox Live para jogar com amigos (e se eu não me engano, via system link também).
      Já no Nintendo 64, era apenas com tela dividida entre os players.
      Dos modos multiplayer, confesso que de cabeça não me lembro se teve muitas variações ou mudanças, pois me lembro de jogar apenas o da corrida (aquele da prancha na lava) e o da guerra (que era os esquilos vs os ursos teddy) com os meus amigos.

Os comentários estão fechados.