Entrevista com Luiz Nai – Titan Game Studios

Hoje batemos um papo legal com Luiz Nai, fã apaixonado pela SEGA e criador do Titan Game Studios. Lembro que conheci o Nai, há um tempo atrás, e fiquei fascinado com o trabalho dele e com o Game Engine que ele desenvolveu para facilitar a criação de games, principalmente para as plataformas da SEGA. Tive a honra de fazer uma entrevista com ele aqui no Aperta o X.
Bom dia Nai, tudo bem? Primeiramente conte um pouco sobre você e a sua história no mundo dos games para nossos leitores.
Bom dia Daniel, primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade por essa entrevista, não é sempre que tenho a oportunidade de falar sobre o projeto (Risos). Meu nome é Luiz sou de São Paulo, trabalho como programador na IBM Brasil e dou aulas de Inglês nas horas vagas, jogo vídeo game desde que me conheço por gente. Os dois maiores impactos que tive nesse mundo foi em 94 quando fui na casa de um primo e vi Sonic 2 rodando no Mega Drive pela primeira vez, e a segunda vez foi em 99 quando ví Sonic Adventure rodando no Dreamcast. Jamais vou me esquecer desses dois momentos, era um salto muito grande em comparação a tudo que tinha visto antes.
Crianças testando
Nai, como surgiu o interesse pelo desenvolvimento de games? Você teve algum estímulo ou incentivo, seja na família ou amigos?
Meu interesse por desenvolvimento de games começou quando eu li em uma revista (Dos anos 90) que para ser desenvolvedor de games era necessário estudar Ciência da Computação e ser bom em matemática, aquela pequena matéria abriu um novo mundo para mim.
Nos consoles, qual foi ou é, o seu favorito? E o jogo? SEGA Forever? (risos)
O Dreamcast com certeza é o meu favorito até hoje, o salto de tecnologia foi muito grande, fora que o meu primeiro contato com a internet foi com um DC. Meu game favorito de todos os tempos é Shenmue, considero a obra de arte suprema.
Game em exposição
Falando um pouco agora do Titan Game Studios, você poderia explicar para o pessoal, como funciona esse Game Engine?
A Titan IDE é uma ferramenta gráfica para produzir games 2D para Dreamcast e PC, atualmente está na versão 0.5. Ela vem com 5 templates para servir de base para a criação dos games sendo eles: Um game de plataforma inspirado no Mega Man, outro inspirado no Sonic do Master System, ShumUp Vertical/Horizontal e RPG. Ela também permite que você crie os ícones que são exibidos no VMU durante os games, tem um editor de levels e os códigos dos templates estão em C++ para ser editados.
É fascinante ver o entusiasmo e a sua dedicação ao projeto. Você tem alguma ajuda hoje no desenvolvimento dele?
Durante o desenvolvimento do projeto que já dura quase 2 anos e meio, eu recebi duas doações e centenas de mensagens de apoio. Todo o desenvolvimento tem sido por minha conta nas horas livres, as vezes fico alguns meses sem abrir o código, quando volto eu viro noites trabalhando na ferramenta.
Titan Game Studios foi usado por alunos em projetos
E quais foram as principais dificuldades encontradas na elaboração? Digo isso, pois os consoles antigos devem ser mais complexos de desenvolver do que nos novos, ou é ao contrário?
O começo foi bem difícil, um verdadeiro trabalho de investigação. Começou com um pixel desenhado na tela, depois importar imagens e então receber inputs do joystick e movimentar essa imagem. Depois que o básico foi descoberto, veio o trabalho de criar o primeiro template em C++. Fazer um game do zero nos dias de hoje foi algo bem insano, mas ter total controle sobre a sua criação é algo que não tem preço. Depois de tudo isso veio a interface (Que ainda precisa ser muito melhorada) e depois tudo foi melhoras e muita paciência pra fazer os outros templates.
Como está sendo o feedback da comunidade e dos desenvolvedores com o Titan Game Studios? Já saiu algum projeto ou game?
O Feedback tem sido ótimo, um amigo meu espanhol levou a ferramenta no ano passado para ser exibida no evento retro-barcelona, já outro amigo usou a ferramenta para fazer o trabalho da faculdade dele, e alguns estrangeiros às vezes me mandam alguns e-mails com dúvidas. O público alvo foi totalmente diferente do que eu esperava, indo mais pro lado acadêmico.
Pessoas ansiosas para testar os games
Teve algum caso emocionante, seja de tester ou até mesmo de outros desenvolvedores, que você se lembra com carinho?
O caso mais emocionante com certeza foi ver fotos do software sendo exposto do outro lado do mundo, isso não teve preço para mim (Risos).
Como você enxerga o mercado de retro games no Brasil hoje? Você acha que o Titan Game Studios pode ser uma porta para retro developers?
Depois que fui entrando mais nesse mundo, percebi como existem muitos brasileiros anônimos fazendo games para plataformas antigas, principalmente para as plataformas MSX, Atari e Mega Drive. Muitos desses brasileiros estão envolvidos em vários projetos internacionais, são verdadeiros heróis anônimos. Creio que a Titan pode ser uma porta de entrada para quem não tem muito conhecimento e procura por algo que não seja só linha de comando (Risos).
Disco de instalação
Quais são os próximos planos para o Titan Game Studios? E para quais plataformas ele será disponibilizado?
Apesar de amar desenvolver essas coisas para consoles antigos, quero começar também a desenvolver coisas para mobile, a Titan Game Studios tem sido um projeto de diversão, mas por que não tentar ganhar a vida com o que eu gosto? Para ferramenta em si, eu mandei produzir alguns DVDs (Que já estão prontos em casa) para levar nos próximos eventos. Mas antes disso preciso melhorar bastante a interface. Os templates foram feitos em C++ com SDL 1.2, outras plataformas como o Nintendo WII e o PSP são compatíveis com essa linguagem/biblioteca, mas antes de mover para essas plataformas pretendo chegar na versão 1.0 com o Dreamcast e PC.
O Dreamcast vive! rs
Nai, quero agradecer você por conceder essa entrevista, e por ser tão determinado e prestativo. Que o projeto possa evoluir cada vez mais, e espero conversar outras vezes com você. Gostaria de deixar alguma mensagem para quem acompanha o Aperta o X?
Gostaria de agradecer novamente pela oportunidade, e dizer para todas as pessoas que desenvolvem ou que querem desenvolver games, que além de estudar muito, sejam pacientes, não desistam de suas ideias e só aceitem críticas de pessoas que já produziram algo, muitos irão tentar te desconstruir, mas os mesmos que fazem isso nunca construíram nada. Leve em consideração somente a opinião de alguém que já passou pelo que você está passando. Um abraço.

Abaixo um vídeo disponibilizado pelo Nai, de como criar seu próprio game para Dreamcast.
E você, o que achou dessa entrevista? Se curtiu, deixe um comentário para trazermos mais conteúdos assim. Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

2 comentários em “Entrevista com Luiz Nai – Titan Game Studios

  • 16 de dezembro de 2018 em 09:25
    Permalink

    Adorei a matéria inclusive estas fotos foram tiradas nos eventos que nós da loja Super anos 80 organizamos semestralmente. O Luiz Nai, é um cara muito inteligente e esforçado ama o que ele faz, isso da pra ver nos olhos dele. Ficamos muito felizes com seu progresso . Avante tamos juntos parceiros sempre conte conosco sempre que precisar estaremos aqui Super anos 80

    Resposta
    • 17 de dezembro de 2018 em 07:34
      Permalink

      Obrigado pelo comentário Denise.
      Parabéns pelo trabalho com a Super Anos 80.
      Um grande abraço.

      Resposta

Deixe uma resposta