Relembrando um clássico – Virtua Fighter 2

Vamos relembrar um marco para os games de luta, Virtua Fighter 2.

Enredo

Assim como outros games de luta da época, Virtua Fighter 2 não possuía um enredo forte, e tanto a versão do Arcade quanto o port do Saturn não tinha cenas contando a história.

Akira

Mas o game possuía sim um pequeno enredo, onde existe um torneio de luta, onde os maiores lutadores do mundo lutam atrás de fama e glória.

Os organizadores do torneio, um sindicato chamado J6 (Judgement 6), pretendem usar as informações de luta, para aperfeiçoar seu ciborgue de combate, chamado Dural.

Qual foi o legado?

O game foi lançado em 1994 para Arcades, numa época em que jogos poligonais estavam engatinhando ainda. Depois ele ganhou um port para o Saturn e Windows em meados de 1995 e 1996.

Tela de seleção de personagens

O game utiliza a placa Model 2 da SEGA, e na época ele impressionou com gráficos de alta resolução, 60 quadros por segundo (o Virtua Fighter original eram 30), animações nos personagens (inclusive balanço de cabelos por exemplo), etc. Sendo que essas características foram mantidas nos ports, inclusive na versão do Sega Saturn.

O game ganhou inúmeros prêmios e notas máximas em avaliações, sendo que alguns dos prêmios que ele ganhou foram Jogo do Ano, Melhor Jogo de Luta e Melhores Gráficos pela Games.

Antes de Tekken e Dead Or Alive se enfrentarem pelo posto de jogo de luta poligonal, Virtua Fighter vinha inovando e trazendo fluidez ao mundo em 3D. Infelizmente a SEGA parou de lançar continuações no Virtua Fighter 5 (2006, ganhando uma versão remix em 2010).

Outro ponto, é que o game apesar de ter envelhecido bem (claro, se você gostar de polígonos da década de 90), ele continua super difícil e desafiador, e se você não mudar a dificuldade para Easy (se jogar o port do Arcade), dificilmente passará da terceira ou quarta luta.

Jacky Vs Sarah

Curiosidades

  • O game, ganhou uma versão chamada Virtua Fighter Kids, com os personagens em versão chibi
  • Virtua Fighter 2 ganhou um port para Mega Drive, com jogabilidade em 2D com alguns movimentos do Virtua Fighter original
  • Alguns personagens do game apareceram no Dead Or Alive 5, como Akira, Sarah, Pai e Jacky
  • Virtua Fighter Mini, um jogo do portátil Game Gear, foi portado pela Tectoy para o Master System
  • Em Fighters Megamix (uma espécie de Super Smash Bros da SEGA, antes desse ser lançado pela Nintendo), haviam personagens do universo de Virtua Fighter, Sonic, Daytona, etc
  • Em Virtua Fighter 2, apenas 2 personagens são novos, Lion Rafale e Shun Di
  • Nos protótipos de Shenmue, ele era chamado de Virtua Fighter RPG
  • Virtua Quest (de 2004 para Playstation 2 e Game Cube) foi um spin-off da série Virtua FIghter
  • O personagem Wolf é jogável no game de luta livre japonês All Japan Pro Wrestling/Giant Gram
  • Akira e Jacky dirigem o carro de OutRun no game Sonic & SEGA All Star Racing

E você, já jogou essa pérola dos games de luta? Deixe nos comentários.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Relembrando um clássico – Virtua Fighter 2

Os comentários estão fechados.