Relembrando um clássico – Super Mario Bros. 3

Hoje vamos relembrar dessa grande aventura do Bigodudo da Nintendo.

Enredo

O Reino dos Cogumelos está vivendo um período de paz, mas como nada dura para sempre… Bowser e sua tropa de subordinados, roubam os cetros de vários reinos, e transformam os reis de cada lugar em animais.

Enfrentando os desafios para recuperar os cetros

Então nossos queridos encanadores partem para recuperar os cetros, enquanto a princesa Peach manda cartas. Mas tudo isso já era um plano do Bowser, que sequestra Peach, e assim Mario e Luigi precisam salvar a princesa das garras do vilão.

Qual foi o legado?

Super Mario Bros. 3, pode não ter sido o primeiro game a contar com navegação entre as fases, mas com certeza é o que tornou popular a prática. No jogo é possível navegar entre as fases, pular fase se quiser, guardar itens, utilizar itens, powerups diferentes, dentre inúmeros outros recursos que foram usados em larga escala nos games de plataforma, até os dias de hoje.

Sistema de navegação de fases

Além disso, foi o primeiro game popular de plataforma, a contar com salvamento do progresso, como número de vidas, itens coletados, castelos vencidos, etc.

O jogo fez um sucesso estrondoso no Nintendinho, e ganhou ports para outros consoles da Nintendo, como para o Super Nintendo, no jogo Super Mario All-Stars, e depois no Game Boy Advance, Wii, Wii U e 3DS.

Nadando com a roupa de sapo

Curiosidades

  • O game foi lançado em Outubro de 1988 no Japão, mas chegou no ocidente apenas em Fevereiro de 1990 (quase 2 anos depois)
  • Foi confirmado pelo Shigeru Miyamoto que o jogo é uma peça de teatro, inclusive fizemos uma matéria sobre isso
  • Ao libertar algum rei, se você estiver com alguma roupa (como a de sapo, urso, etc), as mensagens variam fazendo piadinhas com o bigodudo
  • O apito em Super Mario Bros. 3 é igual ao Recorder de The Legend of Zelda, além de possuírem a mesma melodia
  • A versão japonesa do game é mais difícil que a americana, tanto as fases, como na jogabilidade. Por exemplo, na versão americana ao pegar uma flor, se você levar um dano, fica como Mario grande e depois de outro dano como Mario pequeno, já na versão japonesa, com qualquer powerup, se você tomar um dano, já vai direto para o Mario pequeno.
  • O fantasma Boo foi inspirado na esposa de Takashi Tezuka, que era tímida, igual os fantasmas, mas que explodia de raiva
  • O Chain Chomp consegue estourar a corrente, após 49 tentativas, além disso, ele foi inspirado em um cachorro que perseguiu Shigeru Miyamoto na infância.
  • Além da roupa de Urso, Sapo, etc… Quase Mario ganhou uma roupa para se transformar em um centauro, mas ela nunca foi implementada no game
  • O mapa do mundo 3, são baseados nas ilhas do Japão, assim o último castelo ficaria em Kyoto, sede da Nintendo.

E você, já jogou essa pérola da Nintendo? Deixe nos comentários.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Relembrando um clássico – Super Mario Bros. 3

  1. Bons tempos!!!! Na época dos cartuchos infelizmente nem na locadora vc via o jogo original…era difícil encontrar cartucho original com amigos e locadora e isso tornava o game mais difícil ainda por não ter como salvar. Nas lojas de eletrodomésticos e games o cartucho era caro demais. Tenho uma missão de zerar esse clássico algum dia, antes tarde do que nunca!!!! valeu

    1. Eu cheguei perto de zerar apenas na versão do Game Boy Advance.
      Mesmo assim, não consegui passar de uma fase no último mundo rs…
      Jogaço… valeu pelo comentário jovem.
      Grande abraço.

  2. Jogo maravilhoso, lembro que um amigo alugou uma fita “generica” do super mario 3. Só que apertando o “select” no player 2 vc conseguia selecionar os itens a vontade no player 1…. zeramos varias e varias vezes foi um momento mágico da infância…..

  3. essa fita era cor de rosa? Pois na minha cidade tinha uma dessas que tinha todas as roupas liberadas, nunca mais consegui encontrar essa fita. Era uma pequena e tinha a cor rosa.

    1. Bom dia Francisco, tudo bem?
      No caso, o cartucho americano / brasileiro é grande, e é na cor cinza: https://static.cloud-boxloja.com/lojas/d4nxd/produtos/06134a4a-ec2a-4b30-aa94-d076eb51a7eb.jpg
      Já o cartucho japonês, é pequeno e amarelo: https://2.bp.blogspot.com/-j_VxLXsgoa4/ULzSOqtkhrI/AAAAAAAAEd0/CWv09QU8jS8/s1600/5.jpg
      Essa variação em cor rosa, eu desconheço, mas aqui no Brasil, geralmente os cartuchos em tamanho pequeno, eram piratas ou feitos para o antigo Turbo Game e para os famiclones.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço jovem. Obrigado pelo comentário.

Os comentários estão fechados.