Análise – Candleman

Salve salve pessoal…

Você já pensou em ser uma vela? E se sua missão fosse sair por ai iluminando o mundo como uma vela? Conheça o jogo indie que trata essa abordagem, o jogo Candleman.

Introdução

Em Candleman, você controla uma pequena vela, que tem um sonho de iluminar o mundo, porém a sua energia e sua luz são bem pequenas, quando ao longe ela enxerga um farol, e parte em busca do farol para ver se consegue ajudá-lo a iluminar a escuridão do mundo.

Através dessa melancólica história, tem início o jogo Candleman, onde você começa em um barco naufragado, e tem a missão de chegar até o farol, passando por diversas fases e áreas diferentes.

Andando por livros

Som

As músicas do jogo em sua maioria são calmas, passando um ar relaxante, sendo que somente na tela de introdução e em poucas áreas (como cutscenes) existe a música, na maior parte do tempo escutamos apenas efeitos sonoros.

Cuidado com as flores

Falando nos efeitos sonoros, eles são o chamariz de Candleman, onde podemos escutar o fogo, os passos da pequena vela, sendo que o som muda conforme as diferentes superfícies que você anda (como em ambientes metálicos).

Fantasmas te perseguindo

Gráfico

Por ser um game indie, eu fui com a ideia de que o gráfico poderia não ser o grande atrativo do jogo, mas eu me enganei jovens. O gráfico do jogo é lindo, os efeitos de luz e sombra são extremamente bem trabalhados, quando você ativa o fogo, o ambiente se ilumina ao seu redor, é realmente um jogo lindo de se ver.

Caixas flutuando na água

Para vocês terem noção, tem partes do jogo que existem plantas, e conforme você acende a vela, elas abrem as petalas, elas ficam lindas e estonteantes em uma noite escura. Ou para vocês terem uma noção do detalhamento, existe umas áreas em que você anda por vários livros, e você consegue ver a poeira na fase, e a luz do farol ao longe brilhando nas folhas de papel é um efeito bem bonito de se aproveitar.

Utilizando a luz

Controles

Os controles do jogo são bem simples, basicamente:
A – Pulo
RT – Ativar o fogo da vela
Analógico Esquerdo – Andar com a vela

Os comandos são bem precisos, sendo que ao ativar o fogo da vela com o RT (além de ficarem rastros da cera derretida no chão rs), ela vai pouco a pouco se acabando e se derretendo, se chegar ao fim é uma vida a menos para passar a fase. No total você tem até 10 segundos de tempo para ativar o fogo na vela.

Andando pelas plantas

Em cada fase você tem 10 vidas, e conforme vai morrendo esse contador vai diminuindo. Se a vela ficar com pouca cera, a tela vai escurecendo e ficando tudo preto e branco ao seu redor (achei o efeito bacana).

No jogo, quase em todas as fases não tem inimigos, e em boa parte delas você deve usar a luz para matar uns quebra cabeças (como plataformas que só aparecem com luz, ou fantasmas que se afastam da luz, ou até mesmo sombras que movimentam objetos).

Candleman ou Homem Vela? rs

Diversão

Candleman é extremamente divertido, no começo ele até é meio pacato, mas quando vai avançando os capítulos vai se tornando interessante, não chega a ser um jogo difícil, mas é bacana a forma como foram feitos os quebra cabeças e como é o desenrolar de tudo.

Em cada fase, existe um número de velas que você pode acender (que no fim da fase, se acender todas, é liberado uma mensagem sobre a fase), além das velas maiores que são check-points, essas velas que você acende, também deixam o caminho iluminado. O fator de replay é tão grande, que vira e mexe eu retornava nas fases para pegar uma vela que estava faltando.

Fantasmas se aproximando

Esse foi um dos poucos jogos que fiz todas as conquistas (1000G de Campanha mais 500G da DLC gratuita). Zerei o jogo na dificuldade mediana, e deu um total de 6 horas e meia (campanha mais a DLC).

Outras informações

O jogo no total tem 9 capítulos principais, que contam a história da vela até a chegada no Farol, sendo que cada capítulo contém várias fases.

A DLC gratuita, contém 3 capítulos secundários, que contam logo após o fim do jogo e do encontro entre a vela e o Farol.

Engrenagens

Preço

Na Steam, o jogo está R$ 28,99, Clique Aqui para saber mais.

Na Xbox Live, o jogo está R$ 29,00, Clique Aqui para saber mais. E para a DLC gratuita, Clique Aqui para saber mais.

Considerações Finais

Se você gosta de quebra cabeças, e gosta de jogos com temáticas diferentes, acho que vale a pena conferir o trabalho feito em Candleman, que além de gráficos bonitos, tem uma história com reviravoltas e um ótimo fator replay.

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.