Cuidado com promoções de pre-orders no Brasil

Você já foi atendido pelos suportes das empresas nacionais? Já passou algum nervoso com isso? Eu fui atendido recentemente pela Capcom, Saraiva, Sony e Microsoft por causa da pre-order do Street Fighter 30th Anniversary Collection…

Tudo começou, há alguns meses, quando eu e um amigo que trabalha comigo, decidimos comprar a coletânea do Street Fighter, eu para o Xbox One, e ele para o Playstation 4, e como eu tenho o cartão Saraiva, eu conseguiria um desconto no jogo, mas decidimos esperar um pouco para comprar.

Eis que a Capcom soltou um vídeo no YouTube, dizendo que quem fizesse a pre-order, iria receber como bônus o Ultra Street Fighter 4, e isso foi publicado no blog.playstation.com e no news.xbox.com (sites oficiais das duas marcas). Nós vimos isso, e decidimos então fazer a pre-order do game.

Ao chegar os jogos, percebemos que não veio nenhum código para download, então estranhei a situação, e foi aí que a novela começou…

Atendimento da Capcom

No dia 05/06/2018 mandei um e-Mail para support@capcom.com, com o seguinte conteúdo:

Good Morning.

I bought (in pre-sale) the Street Fighter 30th Collection, 1 for me (Xbox One) and 1 for a friend (Playstation 4), at Loja Saraiva (https://www.saraiva.com.br).

As it turns out, Capcom has posted videos and news reports that pre-sale content for Xbox One would include a version of Ultra Street Fighter 4.

I made an assumption, that there would be a card to redeem download code inside the game box, and it did not come. Would you like to know how to proceed with this?

Thank you. I’m waiting.

Yours sincerely,

In Portuguese (BR):

Bom dia.

Realizei a compra (em pré venda) do Street Fighter 30th Collection, 1 para mim (Xbox One) e 1 para um amigo (Playstation 4), na Loja Saraiva (https://www.saraiva.com.br).

Acontece que, a Capcom publicou vídeos e notícias, dizendo que o conteúdo de quem comprasse em pré venda para o Xbox One, incluiria uma versão do Ultra Street Fighter 4.

Eu fiz uma suposição, de que viria um cartão para resgatar código de download dentro da caixa do game, e não veio. Gostaria de saber como faço para proceder com isso?

Obrigado. Fico no aguardo.

​Atenciosamente,

Daniel Atilio

A Capcom não me respondeu em nada, apenas encaminhou meu e-Mail para a Sony, que me retornou em seguida um e-Mail… e Chegamos no próximo tópico.

Atendimento da Sony

Eu estranhei a Capcom ter me redirecionado apenas para a Sony, mas enfim, a atendente, irei usar o nome fictício Geygiscreide, respondeu o e-mail, pedindo um número de telefone, para que pudesse entrar em contato comigo. Passei o número, e no mesmo dia (05) ela me ligou, e por telefone ela me disse “Essa promoção é válida apenas para mídia digital”.

Eu estranhei o tom da conversa, nem ao menos um pedido de desculpas (talvez se falasse isso eu nem iria atrás do jogo para o meu amigo). Eu estranhei ela ter falado que era apenas mídia digital, então agradeci o contato e disse que iria pesquisar sobre.

Notícia sobre pre-order no blog Playstation

No dia seguinte (06) eu mandei novamente o e-Mail questionando que eu havia procurado em vários lugares, e não achei nada sobre apenas mídia digital, inclusive mandando o link da blog.playstation.com. A Atendente me ligou, e me perguntou se algum dos links falava que a promoção rolava para mídia física no Brasil, e eu havia dito que não, mas que nenhum site falava que era específico de mídia digital (pelo menos eu não tinha encontrado nada nas minhas pesquisas).

A Geygiscreide, não sei se ela não estava entendendo o que eu estava falando, ou se apenas estava seguindo um protocolo, mas eu achei uma falta de respeito, nem ao menos pedir desculpas pelo transtorno causado, no fim da ligação, ela disse que se eu achasse algum link brasileiro que falasse sobre mídia física eu mandasse para ela.

Então fui novamente no blog da plataforma Playstation, porém dessa vez na brasileira, e peguei o artigo do Street Fighter, cujo tinha um trecho de texto, que dizia assim:
“Por este motivo, quando pedir a pré-venda de Street Fighter 30th Anniversary Collection para Playstation 4, você receberá Ultra Street Fighter IV para ter o legado completo!”

Print do blog Playstation Brasil

E nesse trecho não dizia nada sobre mídia física ou digital, mandei o print para a Geygiscreide, mas ela retornou o e-mail questionando se eu tinha alguma informação oficial sobre Mídia Física no Brasil. Nesse momento, eu já estava descrente na empresa, e prestes a abrir uma reclamação pelo péssimo atendimento exercido, ai mandei o link para ela.

Eis que no dia 08, a atendente me liga (até agora não foi pedido nada de desculpas, rs), e me fala que a Sony estava avaliando a questão, e tendo uma posição entraria em contato. No mesmo dia a tarde, ela me manda um e-Mail, solicitando a nota fiscal, dados do pedido da Saraiva e fotos do produto, nos quais enviei no sábado (dia 09).

A solução, foi na terça feira dia 12, no qual a Geygiscreide mandou um e-Mail com o seguinte conteúdo:
Daniel, Bom Dia !

Mas reforçando novamente que o SF IV não faz parte do SF 30th Collection comprado na mídia física.

-Código do Jogo-

Mesmo ela mandando o código do jogo, e eu mandando para o meu amigo, eu pensei “nossa, nenhum pedido de desculpas?”. Fui analisar no link do blog Playstation, e lá já tinham editado o texto, então respondi o e-Mail agradecendo o contato, e dizendo que assim como eu, outras pessoas também poderiam interpretar de outra forma, ai finalmente, a atendente me mandou um “Desculpe pelo transtorno, Estamos a disposição”.

Resolvendo a parte da Sony, fui ver o meu lado, na Microsoft.

Atendimento da Microsoft

Todas as vezes que precisei ser atendido pela Microsoft, os atendentes foram sempre bem receptivos… Pois bem, no dia 07/06/2018, entrei no chat para perguntar sobre o jogo, e o atendente que caiu para conversar comigo, me explicou que em promoções de mídias digitais a Microsoft se responsabiliza, mas para mídias físicas geralmente é a publicadora / desenvolvedora do game (Capcom) ou a empresa em que comprei (Saraiva).

Mandei para ele então o link da Xbox.com, para ver se ele encontrava algo, e vendo o link, ele disse que conversou com o gerente dele, e o código iria ser gerado, e estaria na minha conta, no máximo em 10 dias úteis, caso não ocorresse, para eu entrar em contato novamente.

Print da notícia no news.xbox.com

Então voltei a falar no chat dia 20/06/2018, dessa vez fui atendido por outra atendente, vou usar o nome de Josycreide, pois ela me lembrou muito a Geygiscreide da Sony rs… A Josycreide, analisou o chat anterior, e me disse que era somente para mídia digital, que mídia física não entrava na promoção.

Então eu perguntei, se havia algum link, ou algum lugar, falando disso no Brasil, pois a campanha da Capcom, ao meu ver, era de alcance mundial, e mandei o link do news.xbox.com, e a atendente me disse que eu estava “munindo-se” com conteúdo fora do país, nesse ponto, fiquei bem decepcionado, pois ao invés de pedir desculpas, que sentia muito, ou que até mesmo iriam verificar, ela insinuou que eu havia feito com má fé.

Eu disse para ela, que não gostei do tom da conversa, e desse ponto em diante, mudou o tom do discurso, ela me mandou um email, e pediu para eu enviar a nota, fotos do produto, igual a Geygiscreide da Sony pediu, e disse que iria passar pro departamento de compras, e que eles iriam avaliar a situação, e que se não entrassem em contato, para eu entrar na próxima semana.

No dia 25/06/2018, entrei em contato novamente, dessa vez, caiu outro atendente, vou chamar ele, de Rapaz 100% Gente Boa rs… o Rapaz, expliquei brevemente a situação e passei o protocolo para ele, no caso, ele olhou, falou com o gerente, e me pediu desculpas, por todo o transtorno causado, que parecia que foi uma falha de comunicação ou geração, algo relacionado a Capcom, e que como pedido de desculpas da Microsoft Brasil, eles estavam me oferecendo um vale de R$ 30,00 ou 1 mês de Live Gold. Peguei o vale de R$ 30,00 e comprei o Ultra Street Fighter IV.

Imagem da capa do jogo

Atendimento da Saraiva

Eu entrei em contato com a Saraiva, no mesmo dia da Capcom, mas eles foram me retornar por fim, apenas no dia 13/06/2018, sem uma resposta definitiva, então como foi resolvido com a Sony e com a Microsoft, respondi para eles, dizendo que não precisavam mais, só que desde o começo, a Saraiva me pediu desculpas por qualquer transtorno causado.

Conclusão

Ao que tudo indica, foi uma falha entre a Capcom e a Microsoft e Sony, onde a Capcom disponibilizaria o jogo, porém não divulgaram nada de como seria no Brasil, se entraria mídia física ou não na promoção.

Sei que muitas das vezes não é a empresa que nos atende mal, mas sim uma ou outra Geygiscreide e Josycreide, o que aprendi como lição, e deixo como dica para vocês também, é que se for fazer uma pre-order, ou ver uma promoção a nível mundial, tentar entrar em contato com as empresas brasileiras, e algo que era pra ser de divertimento, pode dar uma dor de cabeça por fim.

Links consultados:
blog.eu.playstation.com
blog.br.playstation.com
news.xbox.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.