Análise – Robbotto

Confira a análise do simpático game indie Robbotto.

Introdução

Um gigantesco cargueiro espacial estava navegando pelo universo, quando de repente, ele passa por uma tempestade magnética. Isso fez com que todas as máquinas e robôs a bordo ficassem loucos.

Robb e Otto, dois robôs de manutenção, estavam verificando um incêndio no gerador de escudos da nave e eles não foram afetados pela tempestade.

Agora resta aos dois, andarem pela nave, desativando todas as máquinas com defeito.

Fase 1

Som

A parte sonora do game, assim como seu visual, é baseada em games de 8 bits, com músicas eletrônicas mixadas.

Os efeitos sonoros, apesar de serem simples, são bem executados, seja com tiros ou sons dos inimigos sendo atingidos.

Primeiro chefe

Algo que me incomodou um pouco, é que a música se repete por vários níveis, e eu tentei abaixar o som, ou deixar no mudo via game, e não tinha essa possibilidade, e como às vezes eu jogo ouvindo algum podcast ou rádio, eu tinha que deixar som baixo no computador todo, ou deixar tudo no mudo.

Jogando em 2

Gráfico

Os gráficos do game são feitos em Pixel Art, com estilo de games em 8 bits. A animação dos personagens, apesar de simples, consegue ser fluída. Porém, como o jogo conta com poucos pixels de mudança, muitas das vezes tem se a impressão que os personagens estão apenas deslizando.

Desarmando minas

Ao usar os poderes, também existem mudanças nos visuais, como ao soltar a água nos inimigos, a mangueira dos robôs ficam com a coloração azul antes do esguicho de água.

Nessas fases que começam a ficar difícil

Controles

Os comandos do teclado são:
N – Soltar Tiro de Energia
M – Soltar Água
Setas – Controlar robô

Chefe cobra

Basicamente para vencer um robô ou equipamento adversário, você deve soltar um tiro de energia, e enquanto o inimigo estiver energizado, você deve molhar ele, até ele “pifar”.

Parece algo simples, mas cada inimigo tem uma estratégia diferente. Abaixo cito cada inimigo por ordem que aparece (sem contar os chefes):

  • Robô com visor vermelho – Anda em linhas retas e pula obstáculos
  • Robô com visor roxo – Anda em linhas retas e solta tiros
  • Robô quadrado com círculo vermelho – Anda em esteiras
  • Robô de teto – Anda para esquerda ou direita e solta tiros
  • Robô com visor verde – Anda em linhas retas e revive outros robôs abatidos
  • Robô pequeno com visor azul – Anda em linhas retas, pula e ao avistar você ele foge
  • Robô pequeno com visor vermelho – Anda em linhas retas, pula e ao avistar você ele te persegue
  • Robô com visor amarelo – Anda em linhas retas e solta minas que explodem
  • Robô círculo com 4 riscos – Anda em esteiras e solta tiros em 4 direções
  • Robô pequeno verde (escorpião) – Anda em linhas retas, e vira uma bola que anda mais rápido e é invunerável a ataques
  • Robô gigante com visor azul claro – Anda em linhas retas e é extremamente resistente, sendo necessário jogar muita água para travá-lo
  • Robô com visor laranja – Teleporta em diferentes partes do cenário
  • Robô 3 andares – Anda em linhas retas, ao ser destruído se transforma em 3 robôs menores que são mais rápidos
  • Robô de parede – Anda para cima ou para baixo e solta tiros
  • Robô com visor rosa – Corre pela fase, podendo andar em linhas paralelas
  • Robô elevador – Anda em linhas retas, e ao encostar em outro robô, ele faz esse robô pular para outras plataformas
  • Robô círculo com círculo verde – Anda em esteiras, e solta um círculo que faz você ficar paralisado
  • Robô gigante com dois olhos – Similar ao robô gigante, porém esse pula, e ao pular ele solta duas rajadas de raios
  • Robô com escudo – Anda em linhas retas, e só pode ser atingido por trás
  • Robô clone – Ele te persegue e solta tiros
Inimigos

Diversão

Eu estava jogando o game na dificuldade normal, e sozinho. Fiquei surpreso, pois o game começa de maneira extremamente fácil e sem desafios, a dificuldade começa mesmo, após a fase 50, aproximadamente quando começa a ter uma variedade maior de robôs nos cenários.

Inclusive eu achei que iria zerar o game rapidinho rs… Mas as últimas fases são bem punks, lembrando até aqueles jogos do Nintendinho.

Vários inimigos na tela

Das 100 fases, eu cheguei na 99, e empaquei rsrs… Levou cerca de quase 3 horas para chegar na fase 99, mas jogando sozinho é bem difícil prosseguir.

Outras informações

O jogo também tem uma versão para Nintendo Switch disponibilizado nas lojas online da Nintendo.

Em 2 deve ser mais fácil rs

Preço

Na Steam, o jogo está R$ 20,69, Clique Aqui para saber mais.

Pontuação ao terminar uma fase

Considerações Finais

Como joguei sozinho, muitas das vezes ficava entediado, com algumas fases que achei fáceis.

Talvez como multiplayer a experiência seja melhor, ou para quem for fã de Pixel Art de 8 Bits.

Se estiver afim de pegar, a versão do Switch não está disponível ainda no Brasil, apenas a da Steam.

Robbotto foi gentilmente cedido pela desenvolvedora do game, JMJ Interactive, saiba mais sobre eles no site https://www.jm-j.com/.

Abaixo um vídeo de gameplay do nosso canal, se possível se inscreva lá e dê um joinha no vídeo para nos ajudar XD.



Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.

Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas. Autor do projeto Terminal de Informação, onde são postados tutoriais e notícias envolvendo o mundo da tecnologia.