Conheça o incrível trabalho do pessoal do Datassette

Conforme passa o tempo, muitas coisas são esquecidas, mas não se depender do pessoal do Datassette.


Se você é um gamer que viveu durante os anos 90, ou até mesmo em parte dos anos 2000, com certeza deve-se lembrar das famosas revistas de games que ficavam nas bancas.

Naquela época a condição financeira era mais difícil, e consequentemente, muitos jogadores se enfrentavam em fliperamas, locadoras ou em casas de primos (mais ricos rs).

E nesses embates, era comum as pessoas comprarem revistas para ver como se fazia algum macete, para ver como dava determinado golpe, ou até mesmo como zerar o game completo.

As revistas de game dominavam espaços naquela época, existia uma grande variedade como Ação Games, VideoGame, Super Game Power, Gamers, Nintendo World, Playstation, dentre várias outras.

Primeiro visual do site

Agora pense comigo, o tempo passa, o tempo voa (e a poupança Bamerindus continua numa boa? Rs)… Na verdade com o tempo, tudo que é físico tende a ir “morrendo” e com as revistas e livros não foi diferente, seja por traças, por água, por rasgos ou por outras ações, aquelas lindas páginas iam se perdendo e ficando apenas na memória de seus leitores.

Aí começa a entrar o trabalho do Leonardo Rosa que no começo dos anos 2000 começou um projeto como um hobby, de juntar revistas e livros digitalizados de informática e de games, para ser mais específico, em julho de 2003 surge o datacassete.com.br.

Até 2006 o acervo de Games era pouco, mas surgiu um movimento no Brasil, um fenômeno, chamado Orkut. A extinta rede social do Google tinha uma ferramenta de Comunidades muito forte, onde o pessoal se ajudava em vários tópicos.

Uma dessas comunidades era a Revistas de Videogame, e nela o pessoal contribuiu bastante com o trabalho do Leonardo, assim tornando o projeto renomado. Mas havia limitações no html usado e nas ferramentas, assim em 2010 surge a segunda versão.

Nesse mesmo ano, entra para a equipe Junior Capela, um dos entusiastas na digitalização de revistas e um dos grandes apoiadores do projeto, mas o visual do site ainda era complicado para se dar manutenção.

Então em 2014, foi decidio internacionalizar o projeto, focar em ferramentas mais fáceis de compartilhamento, e assim o datacassete.com.br se torna o datassette.org. Além dessa grande mudança, entra na equipe também Clóvis Friolani.

Clóvis Friolani, Júnior Capela e Leonardo Rosa (da esquerda para direita)

Para vocês terem noção jovens, até Julho de 2018, o Datassette contava com mais de 150 GB de Material (maior acervo em português sobre informática e games). E esse projeto hoje conta com inúmeros contribuidores e até outros sites de escaneamento de conteúdo.

E nós do Aperta o X, já utilizamos material deles para escrever algumas matérias aqui, como Entrevista com Roberto Carnicelli (o Baby Betinho da SGP) e Veja a mudança de preço nos consoles no Brasil.

Se você quiser conhecer mais da história do projeto, leia a revista Jogos 80 nº 19. E se tiver saudades de revistas antigas, não deixe de acessar datassette.org.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Conheça o incrível trabalho do pessoal do Datassette

  1. Show de bola…

    Parabens pelo site e ficamos honrados com a materia e ainda mais em poder ajudar quando precisam.

    So pra atualizar…. hoje ja passamos dos 200 GB de material no site.

Os comentários estão fechados.