Por que o Xbox 360 não se chama Xbox 2? E por que o Xbox One tem esse nome?

Salve salve jovens…

Na postagem de hoje, vou falar o motivo e a intenção por trás dos nomes dos consoles da Microsoft.

Desde os primórdios dos videogames, os consoles de mesa sempre tiveram nomes próprios, como por exemplo, os da Nintendo que sua ordem cronológica seria NES, Super Nes, Nintendo 64, Game Cube, Wii, Wii U e Switch.

Evolução da Nintendo

Quando a Microsoft decidiu ingressar no mundo dos games, ela optou pelo nome XBox, que seria uma abreviação do nome DirectX Box, que no caso, o DirectX é um software com coleção de APIs para programação de jogos, e eles queriam fazer um console que usasse tal tecnologia, assim, seria uma caixa com o DirectX, com o tempo foram abreviando e ficou apenas Xbox.

Protótipo do primeiro Xbox

A Microsoft investiu pesado no console, porém a Sony abocanhou o mercado com o seu Playstation 2, logo ela estaria desenvolvendo a continuação do seu Xbox, e muitos pensaram que por ser rival direto ao console da Sony que seria Xbox 2, ou algum outro codinome (como a Nintendo a SEGA costumam/costumavam usar).

Protótipos Xbox 360

Para surpresa de todos, o nome escolhido foi Xbox 360, mas o que significava aquilo? Basicamente a Microsoft queria trazer o conceito de uma revolução para a marca Xbox, assim dando um círculo completo, aprendendo com o passado e inovando com o futuro, atingindo todo o planeta com essa revolução.

Xbox 360

Mas em uma entrevista, Robbie Bach (ex diretor de Entretenimento e Dispositivos da Microsoft), disse que eles planejavam lançar o próximo Xbox com um número na frente, que seria Xbox 2, mas um consumidor comum indo em uma loja, quando fosse escolher um novo console, iria olhar e pensar “Playstation 3 ou Xbox 2, acho que o 3 é melhor que o 2”, e por causa disso, eles decidiram que o novo Xbox deveria começar com o número 3 também.

Robbie Bach falando sobre o Xbox 360

Ok Daniel, mas e quanto ao Xbox One, porque voltar ao número 1? One em inglês jovens, não é apenas “um”, um de seus sentidos em inglês, é a palavra “Único”, a intenção da Microsoft era a unificação de entretenimento, jogos e tudo mais em um único aparelho, assim optaram pelo nome Xbox One. Se formos parar para pensar, hoje faz muito sentido ter a retrocompatibilidade com os videogames antigos, assim, tudo dentro de 1 único Xbox.

Xbox One

Resumindo então jovens, por causa da rivalidade com a Sony, foi definido o nome Xbox 360, e por causa do conceito de unificação, foi dado o nome de Xbox One.

ign.com
vg247.com

Bom pessoal, por hoje é só.
Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

2 comentários em “Por que o Xbox 360 não se chama Xbox 2? E por que o Xbox One tem esse nome?

  • 19 de setembro de 2018 em 17:54
    Permalink

    Boas justificativas até… Só falta uma pra explicar por quê não tem jogo nessa merda!?
    “porque você pode jogar jogos velhos retrocompatíveis que nunca ouviu falar”.
    Fico com meu tanque de guerra(Xbox) e o 360 totalmente abertos para MEU uso, sem telemetria, sem conta M$.
    SOU O DONO DA MERDA QUE COMPREI.

    Resposta
    • 19 de setembro de 2018 em 17:58
      Permalink

      Só não precisa ter ódio no coração jovem rsrs… Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta