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Análise – Sonic Mania

Só de ouvir “SEGA” já bate a nostalgia né? rs…

 

Introdução

Sonic Mania é um game em 2D do ouriço, que roda a 60 FPS, com estilo Pixel Art da geração de 16 Bits, para relembrar os tempos do Mega Drive.

No game, você pode controlar Sonic, Tails e Knuckles, sendo que através de uma DLC também é adicionado os personagens Mighty e Ray.

No enredo do game, o Dr. Robotnik (ou Eggman) monta um exército de robôs para conseguir as esmeraldas do caos, e até mesmo ele e seus capangas utilizam recursos como viagens temporais e fendas para atazanar nossos queridos heróis.

Knuckles no deserto

Som

Na época do Mega Drive, os 4 primeiros games contavam com ótimas composições, para quem zerou no Mega Drive, certamente se lembra das músicas marcantes da saga. E o Sonic Mania acerta em cheio em trazer velhos estágios com músicas mixadas (como a clássica Green Hill) e até criando novas trilhas para as fases novas.

Ricocheteando nos balões

Os efeitos sonoros remetem ao Sonic 3, com os sons clássicos de pulo, explosão de caixas e inimigos, spin dash, etc. Assim como os antigos games, não há textos, então toda a história é interpretada conforme animações e desfechos dos estágios.

O game está em inglês, porém como os textos são apenas nos menus, não impacta na jogabilidade ou interpretação.

Perdendo o equilíbrio

Gráfico

Quando o projeto Sonic Mania foi encomendado pela SEGA, eles queriam um jogo que visivelmente lembrasse os games do Mega Drive, porém com mais quadros, mais suavidade e animações. Porém que não chegasse no padrão gráfico 2D de um Sega Saturn.

Então os responsáveis começaram a criar o game, levando em consideração essa premissa, e o resultado ficou excelente. Visivelmente lembra o Mega Drive, porém a suavidade nas animações, nos quadros, na textura, no framerate, etc… É algo prazeroso, tanto de jogar como assistir.

Para vocês terem uma noção, sempre gostei de jogar com o Knuckles, pois eu gostava de ficar caçando brechas nas fases, bônus secretos, etc… Ao selecionar ele no modo história e começar a escalar, a animação com vários quadros, você nota o capricho que colocaram no game, principalmente por causa que a equipe, todos são fãs dos antigos games do ouriço.

Sonic e Tails

Além do estilo gráfico, foram adicionados vários efeitos interessantes, como por exemplo, ao juntar bastante anéis, e você levar algum dano, eles voam em direção a televisão. Ou por exemplo, quando se está com o escudo de fogo, e passar por uma ponte de madeira, ela se queima (ou na fase do óleo, ele pega fogo com várias labaredas).

Aquele velho loop

Controles

Os Controles do game, são simples assim como no Mega Drive, tiveram algumas adições, mas basicamente:

  • Analógico Esquerdo: Movimentar personagem
  • Botão A: Pular
  • Segurar para Baixo e pressionar A: Utilizar o poder Spin Dash
  • Ir correndo e pressionar para Baixo: Vira uma bola, similar ao Spin Dash
  • Pular, e um pouco antes de cair no chão apertar o botão de Pulo novamente: O personagem já cai, e dá um Spin Dash instantâneo (similar ao “Soniquinho” do Sonic Forces)
  • Tails – Voar: Ficar pressionando o botão de pulo
  • Knuckles – Planar: Pular, e em seguida pressionar e segurar o botão de Pulo, caso você encoste em alguma parede, é possível escalar
  • Mighty – Cair com força: Apertar o botão de pulo, após pular, isso faz com que Mighty caia com muita força no chão, estourando até espinhos
  • Ray – Voar: Similar ao Super Mario World, ao pular e pressionar o botão de pulo novamente, deve se usar o botão da direita para descer e ganhar impulso, e o da esquerda para frear e subir
Perdendo anéis

Os controles são totalmente precisos e além dos comandos comuns, existe 2 tipos de bônus, o primeiro é ao coletar cerca de 30 anéis e passar por um Check Point, ai você pula nas estrelas que ficam circulando o poste. Esse bônus é igual ao do Sonic 3 & Knuckles, onde você deve coletar os globos azuis. Se você vence esse bônus, você consegue uma medalha de prata, ao pegar todos os anéis, você consegue uma medalha de ouro, e essas medalhas servem para desbloquear extras dentro do game.

O segundo tipo de bônus, é um em que você encontra um anel gigante pela fase. Esse bônus, lembra o do Sonic CD, porém com gráficos em 3D. Os anéis servem para aumentar o medidor de tempo, e as esferas coletadas, para aumentar a velocidade do ouriço. Com isso você persegue uma nave, e ao alcança-la você consegue a esmeralda.

Existe uma DLC com o modo Encore, nela os personagens Mighty e Ray foram presos, e você os liberta. A jogabilidade muda, lembrando Donkey Kong Country para o Super Nintendo, onde vão dois personagens pela fase, e você consegue alterná-los.

Encontrando Mighty e Ray

Diversão

Acho que sou suspeito para falar de Sonic, mas… vou falar mesmo assim, rsrs… Sonic Mania ficou incrível, é uma carta de amor da SEGA aos fãs, claro que eu gostei também do Sonic Forces (leia nossa análise clicando aqui) e também fiz um artigo explicando alguns motivos dos jogos em 3D do Sonic não serem bem vistos (leia o artigo clicando aqui), só que o Sonic Mania ele é especial de uma forma, pois você sente que teve um carinho no desenvolvimento do projeto, pra agradar aquele fã antigo do ouriço.

Outro ponto que gostei, foram easter eggs, referências e piadas internas da franquia. Como por exemplo, na fase do deserto, o chefe se transforma em personagens da série Sonic Triple Trouble e Sonic The Fighters. Outro ponto, é aquele meme da internet o “& Knuckles”, em que você desbloqueia inclusive um modo de jogo com esse nome, que basicamente tem um Knuckles te seguindo, inclusive se você seleciona o Knuckles, outro Knuckles fica te seguindo rs…

Fazendo um spin dash

A campanha do game levei cerca de 4 horas, isso pegando 5 esmeraldas e umas 20 medalhas nos bônus.

Confesso que ao terminar o game, vira e mexe ainda dá vontade de jogar um pouco, tentar pegar mais esmeraldas, etc.

Outras informações

O game com a DLC, é chamado de Sonic Mania Plus, e inclusive ganhou uma edição mídia física para os consoles, com um livro ilustrado e com uma capa reversível do Mega Drive.

O game comum, também ganhou uma edição de colecionador, com um cartucho do Mega Drive e um anel dentro. Além de uma estátua do Sonic em cima de um Mega.

Sonic esperando

Preço

Na PSN, o jogo está R$ 65,99, Clique Aqui para saber mais. A DLC Encore está R$ 15,50, Clique Aqui para visualizar.

Na Steam, o jogo está R$ 36,99, Clique Aqui para saber mais. A DLC Encore está R$ 12,99, Clique Aqui para visualizar.

Na Xbox Live, o jogo está R$ 39,00, Clique Aqui para saber mais. A DLC Encore está R$ 10,00, Clique Aqui para visualizar.

O game também foi lançado para o Nintendo Switch, mas não está disponível na eShop brasileira.

Sonic Mania (notem a ilha no formato do rosto do Sonic)

Considerações Finais

Como fã de Sonic, é indiscutível a qualidade, e a dedicação em agradar os fãs. O game ficou excelente, e aquela sensação de nostalgia é muito bem-vinda rs.

Porém, para quem não é fã dos games antigos do ouriço do Mega Drive, provavelmente não irá gostar desse novo game.

Abaixo um vídeo de gameplay no nosso canal.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

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