Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Halo quase foi lançado para o Nintendo DS?

Afinal, o carro chefe da Microsoft, quase foi lançado para o Nintendo DS?

Quando Halo chegou no mercado, ele definiu vários padrões da indústria, além de revolucionar a forma de jogar FPS em um console de mesa. Aliado com isso, a Microsoft permitia que seus estúdios fizessem jogos para portáteis da Nintendo, pois ela não via como um rival da sua plataforma Xbox.

Assim, ports de Donkey Kong Country e jogos do Banjo Kazooie chegaram ao Gameboy Advance. Em 2004 surgiram rumores de que Halo poderia pintar no GBA, e isso foi rapidamente desmentido pela Microsoft, e em 2005 o rumor voltou só que no portátil Gizmondo da Tiger Telematics, e a Microsoft novamente desmentiu o boato.

Portátil Gizmondo

Os rumores foram continuando, e atingiram o Nintendo DS, sendo que no ano de 2007, Matt Casamassina do IGN americano, disse que havia jogado um protótipo de Halo para o portátil da Big N, chamado Halo DS. Em Outubro daquele ano, ele divulgou um vídeo do game, parecia que era algo para testar o conceito, usando o mapa Zanzibar (famoso roda gigante rs) de Halo 2 (que havia sido um sucesso estrondoso em 2005 e batido vários recordes até então).

Casamassina disse que este protótipo não foi feito por qualquer desenvolvedor, mas sim por algum estúdio grande, só que ele não revelou quem havia disponibilizado essa demonstração para ele.

No protótipo, a tela inferior continha o rastreador de movimento, acesso as armas do jogador e a saúde do escudo. Só que algo chamou a atenção, os efeitos sonoros e algumas características do game, sugerem que ele foi modificado do jogo GoldenEye: Rogue Agent, aí que entra o estúdio n-Space.

O estúdio n-Space havia criado o jogo do GoldenEye através de uma encomenda da EA, porém toda a engine poderia ser aproveitada para outros projetos, e que tal um projeto de Halo? A ideia parecia interessante, Halo era uma série conhecida e que vendia bem, além do que a Microsoft não tinha problemas em lançar games para os portáteis da Nintendo, logo seria uma grande oportunidade caso se concretizasse.

Game Goldeneye no Nintendo DS

Ao que tudo indica a n-Space pode ter demonstrado isso para a Microsoft ou até mesmo para a Bungie (desenvolvedora na época), porém o acordo não prosseguiu, mas a n-Space acabou utilizando sua engine em outros games para o Nintendo DS, como a série Call Of Duty.

Em 2007 ainda, em uma entrevista à Siloconera, Frank O’Connor e Brian Jarrard, funcionários da Bungie, afirmaram que era muito provável que alguém criou o protótipo e tentou divulgá-lo, mas nunca houve um desenvolvimento oficial ou financiado sobre Halo DS.

Imagens do Halo DS

E você o que acha dessa história? Gostaria de ter visto Halo em um portátil da Big N?

Referências:
bit.blog.br
halopedia.org

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

Daniel Atilio

Analista e desenvolvedor de sistemas. Técnico em Informática pelo CTI da Unesp. Graduado em Banco de Dados pela Fatec Bauru. Entusiasta de soluções Open Source e blogueiro nas horas vagas.

2 comentários em “Halo quase foi lançado para o Nintendo DS?

  • 28 de janeiro de 2019 em 07:55
    Permalink

    Eu imagino se fosse hoje em dia, pro Switch… Aí meu garoto… o pau ia quebrar!

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2019 em 08:31
    Permalink

    A ideia parecia ser promissora, fico pensando o quanto jogavel foi esse protótipo, pois parece que a galera gastou um tempo nele.. pena que ficou só na ideia mesmo..

    Resposta

Deixe uma resposta