Por qual motivo chamavam o primeiro Playstation de PSX?

Descubra em mais uma investigação do Aperta o X rs.

O Codinome PSX e sua popularização

Quando o primeiro Playstation estava sendo projetado, inclusive naquela época em que ele seria uma junção com o Super Nintendo da Big N, nos protótipos (e aparentemente internamente), eles se referenciavam como Playstation Experimental.

Playstation

Esse nome Playstation Experimental, acabou sendo abreviado para PSX, e quando a Sony se desvinculou da Nintendo, o codinome seguiu. Outro ponto também a se ressaltar, é que a Sony também era uma das empresas que apoiava o padrão MSX de microcomputadores, e consequentemente também faziam a ligação de MSX com PSX.

Acabou que a empresa lançou como Playstation, mas uma parte da mídia seguiu chamando de PSX, e isso fez com que muitos fãs também chamassem assim o console. Inclusive aqui no Brasil, como muitas redações trabalhavam traduzindo conteúdo norte americano, também chamavam o Playstation de PSX.

O verdadeiro PSX

Porém, isso pegou mais como costume ocidental, e no Japão, foi lançado um aparelho pela própria Sony, chamado de PSX.

Esse aparelho era um gravador de vídeo digital, que vinha com um Playstation 2 embutido, infelizmente ele não obteve sucesso comercial, e acabou ficando restrito ao Oriente.

PSX

Um fato curioso, é que o PSX foi o primeiro aparelho da Sony a utilizar a interface XrossMediaBar, que era a disposição de ícones separados na tela, essa interface foi utilizada em outros sistemas futuros como PSP e Playstation 3.

Afinal, PS1 ou PSX?

Hoje em dia, é simples chamar o primeiro Playstation de PS1, porém naquela época como a maioria dos videogames era por codinome, ficava difícil afirmar que o próximo Playstation teria um 2 no final.

Outro ponto, é que o PSX verdadeiro só existiu no Oriente, e hoje suponho que esse termo não seja mais usado por pessoas mais jovens, talvez somente os mais velhos que viam artigos e reportagens da mídia da década de 90.

Então, não tem problema em chamar o primeiro de PS1, PSX, Playstation ou PSone (versão slim do console), mas o que vale é a intenção rs…


E você, como se refere ao primeiro Playstation? Deixe nos comentários.

Referências:


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Por qual motivo chamavam o primeiro Playstation de PSX?

  1. A letra X na época dava um certo ar de projeto X…Na verdade a primeira vez que vi fotos e divulgação do PS1 tava mais para vídeo game da Namco do que Sony, lembro. O PS1 na época vinha com o jogo Ridge Racer, já o PSX foi falta de divulgação mesmo…porque só fui ver fotos do vídeo game com o PS2 embutido em revistas mesmo. Bom saber!!!! bons tempos de antigamente!

    1. Lembro mesmo de ter visto o PSX mesmo foi no Google Da vida mesmo e não em revistas como falei…tinha um tempo em que eu parei de comprar revistas de vídeo game, era em uma época em que estava mais concentrado em revistas de PC, nunca tive um PS1 e PS2…jogava muito no PC e por isso estava um pouco fora dos vídeo game da época. Joguei muitos jogos de PS1 em csa de amigos, com o tempo chegou depois a era das lan houses…da locadora e fliperama vieram as lan houses que os coreanos inventaram. E foi assim!!!!! valeu

      1. Nossa você me fez lembrar de uma coisa também.
        Lembro que no começo dos anos 2000, tinha aquelas coletâneas que vendiam em bancas de revistas, 500 jogos por 10 reais rs…
        Vinha um CD-ROM, com um monte de jogo esquisito e apenas um ou outro divertido.
        Joguei muito no PC do meu irmão.
        Bons tempos mesmo né rs…
        Grande abraço jovem.

    2. É que a Sony conseguiu dois contratos excelentes de exclusividades japonesas, a Namco e a Square, ai games como Tobal, Final Fantasy, Tekken e Ridge Racer chamavam a atenção em antigos comerciais né.
      Obrigado pelo comentário jovem.
      Grande abraço.

  2. Então… Tenho 34 anos. Só comecei a escutar o povo chamando o PS1 de PSX de uns 10 anos pra cá… Então acho que são os mais novos que chama m de PSX.

Deixe uma resposta