O que a máscara Aku Aku diz no Crash Bandicoot

Oogabooga? Buperbá? Beluga? O que a máscara pronuncia ao ser liberada de uma caixa na franquia Crash Bandicoot?

Na primeira vez que eu joguei Crash no Playstation 1, ao liberar a máscara Aku Aku, ela pronunciou um som estranho, e confesso que eu e meus amigos uma vez pensamos o que seria que ela falava.

O jogo em si era incrível, tinha vários elementos de desenhos animados, era engraçado, bem polido e com uma mecânica simples e divertida. No caso específico da Aku Aku, ela estava presente desde o primeiro game.

Crash com a máscara no rosto

Ela geralmente ficava contida em caixas, onde o jogador podia liberar e ela dava proteção ao Crash no caso ele fosse atingido por inimigos (cair em buracos ela não protegia rs).

Ela também poderia ser coletada em fases que ela servia como lanterna por exemplo. No terceiro jogo da série, ela ganhou profundidade e até falas, explicando um pouco sobre sua arqui-inimiga a Uka-Uka.

Crash Bandicoot 3

Mas sempre ao coletar a máscara Aku-Aku, era pronunciado um som, na época, a gente falava Buperbá, inclusive chamávamos a máscara assim, só que sempre fiquei na dúvida, o que realmente ela queria dizer.

Entre inúmeras possibilidades, Dave Baggett, que trabalhou na série, disse que as palavras não tem significado algum! Em suas palavras ele declarou em um fórum:

O som que Aku Aku faz é inarticulado e nunca teve a intenção de significar nada […]

Dito isso, várias pessoas da equipe do Crash (e nossos amigos e parentes) interpretaram o pequeno ruído de Aku Aku como muitas coisas engraçadas, a mais comum das quais (na minha lembrança, pelo menos) era ‘Rutabaga’

Aku Aku sendo liberada da caixa

Eu sei, isso pode ter acabado com sua infância, mas ao menos sabemos que não significava nada as palavras da Aku Aku.

E você, sabia dessa história? Deixe nos comentários.

Referencias:


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “O que a máscara Aku Aku diz no Crash Bandicoot

  1. Nunca tive um PS1 na vida…lembro que um amigo meu tinha o vídeo game e o jogo do Crash, era tudo novo na época em termos de jogabilidade. Acostumado a jogar determinados jogos de aventuras e ação sempre em 2D, quando vi Crash…achei estranho, com o tempo vc vai acostumando com a jogabilidade do jogo, era muito bom na época. Em termos de curiosidades eu estou por fora delas infelizmente. Teria que jogar novamente esse clássico para poder responder legal sobre a máscara Aku. Bons tempos de antigamente!!!! valeu

    1. Crash foi uma revolução na época em quesito jogabilidade né.
      Era muito divertido, bons tempos.
      Lembro que passava tardes jogando, e ele fazia muito sucesso nas locadoras rs…
      Grande abraço jovem.

  2. Poxa! Eu quero saber o que ele fala. Não precisa significar nada, mas que ele pronuncia algo ele pronuncia. Queria saber isso! O que ele pronuncia.

Deixe uma resposta