Você conhece o Efeito Tetris?

O que é o Efeito Tetris? Isso pode afetar sua vida?

Quando eu comecei a ler o livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, não conhecia o termo Efeito Tetris, e nem sabia que havia estudos complexos sobre isso.

Basicamente, tudo que é feito em excesso, pode danificar algo do nosso organismo, por exemplo, se você comer em excesso, irá engordar e poderá ter problemas de saúde.

E essas coisas em excesso podem afetar o nosso cérebro.

Fase do Tetris

O Efeito Tetris, é quando condicionamos o nosso cérebro com vários estímulos repetidos, até que ele fique sobrecarregado, e esses estímulos comecem a afetar outros pontos na nossa vida.

O nome vem de um estudo, onde com um grupo de jovens, eles ganhavam dinheiro para jogar Tetris, mas não podiam parar e tinham que jogar por várias horas ininterruptas.

Essas pessoas começaram a apresentar alguns padrões, como por exemplo, ao ir em um supermercado, e pegar caixas de cereal para por no carrinho, tentava encaixar para ficar milimetricamente correto a posição delas.

Ou olhando para posições dos prédios nas ruas, imaginavam eles se encaixando com outros. E por fim, até sonhavam com blocos caindo do céu e se juntando.

Vários efeitos visuais no novo Tetris Effect

Esse era um grupo de estudo sobre como vícios mecânicos estimulados, podem afetar nosso comportamento, mas o impressionante, é que até sonharem, muitos jogadores nem sequer haviam reparado no que estava acontecendo.

O próprio autor, fala que isso pode afetar qualquer pessoa, em qualquer trabalho que requer repetição.

Em exemplo que ele cita que já viu, foi de um fiscal do governo, que trabalhava com inúmeras planilhas, e sem perceber, esse homem fez uma planilha para mensurar a sua esposa, mas não com gastos, mas o que ela estava fazendo de certo ou errado na concepção de vista dele (desde coisas pequenas como colocar um copo na pia, até com coisas importantes). Ele fazia tudo no automático, sem perceber, e sem se perguntar, o motivo de estar fazendo isso.

Então jovens, cuidado, pois coisas em excesso podem fazer mal a saúde, e se estiver sentindo algo diferente, converse com sua esposa/marido, amigos e familiares.

A título de curiosidade, lançaram o game Tetris Effect por causa do efeito Tetris.

E você, já passou por alguma sensação assim? Deixe nos comentários.

Referências:


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Você conhece o Efeito Tetris?

  1. Não sabia que esse nome existia, mas já sinto isso faz algum tempo por causa do trabalho.

    Final de semana quase nem ligo o PC por causa disso. Se ligo, é pra fazer qualquer coisa que não seja relacionada a desenvolvimento de jogos eletrônicos. Hahaha…

  2. Discussão boa!!!! Há um tempo atrás tive um problema de saúde…hoje em dia tenho que me alimentar melhor, dormir bem e praticar esportes!!!! A vida mesmo é um verdadeiro ¨tetris¨em termos de colocar tudo em seus eixos e concordâncias!!!! valeu galera!!!!

Deixe uma resposta