5 games que continham FMV no Nintendo 64

Hoje vamos mostrar 5 jogos que tinham cenas/filmes no Nintendo 64.

Na década de 90, com a popularização dos CDs, os consoles abusavam de cenas em vídeo, em aberturas com CGi ou até mesmo em Anime.

Essas cenas, chamadas de FMV (Full Motion Video), eram um desafio para os programadores que queriam fazer games para o Nintendo 64, devido a limitação de espaço de um cartucho comparado com um CD.

Para se ter uma ideia, a título de comparação, Mortal Kombat 4, na versão do Playstation 1, os finais eram com gráficos pré renderizados, então pareciam filmes, já no Nintendo 64, eles colocavam as fases e os personagens andando e se mexendo como no jogo.

Mas alguns games conseguiram a façanha de embutir os vídeos, então hoje vamos conhecer 5 games que tinham FMV no Nintendo 64 (mas games bons são 3 apenas rs).

Gex 3: Deep Pocket Gecko – 1999

Esse não foi um recurso extenso, apenas uma tela pequena. Quando Gex se aproxima no painel com as missões que ele deve cumprir, aparece uma mulher que conversa com ele.

É essa cena que contém no cartucho, algo rápido e até acaba passando despercebido pelos jogadores.

Jeopardy! – 1998

O famoso jogo de perguntas e respostas norte americano ganhou um game para nosso querido N64, e nele contém cenas em FMV das perguntas.

Pokémon Puzzle League – 2000

Nessa mistura de Tetris com Pokémon, logo no começo do jogo, existe uma cena do Professor Carvalho ligando para o Ash, convidando-o para participar do torneio.

O jogo é excelente, e apesar de ter uma cena curta, é interessante ver que o Anime estava cada vez mais popular.

Resident Evil 2 – 1999

Até hoje, o trabalho da Angel Studios (hoje conhecida como Rockstar San Diego) com a Capcom foi notável. Eles conseguiram comprimir 2 CDs do Playstation, em um único cartucho, além de ter conteúdo extra como sangues com cores diferentes.

Mas o mais notável, foi que todas as cenas estavam lá no cartucho, e com certeza dessa lista, esse é o melhor jogo, e prova que os programadores conseguem ultrapassar limites conhecidos.

Wheel of Fortune – 1997

Assim como Jeopardy, Wheel of Fortune, é um programa famoso na terra do Tio Sam. Aqui no Brasil, nós temos uma versão inspirada chamada Roda a Roda (no SBT). No jogo também existem cenas em FMV com a participação dos apresentadores


E você, jogou algum desses games? Deixe nos comentários.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “5 games que continham FMV no Nintendo 64

  1. ¨Para se ter uma ideia, a título de comparação, Mortal Kombat 4, na versão do Playstation 1, os finais eram com gráficos pré renderizados, então pareciam filmes, já no Nintendo 64, eles colocavam as fases e os personagens andando e se mexendo como no jogo.¨ Por incrivel qu pareça nunca joguei a versão Mk 4 do PS1, e nem sabia dessa diferença entre a versão PS1e N64, bom saber!!!! A primeira vez que vi Mk 4 foi no Buteco do seu zé nos arcades da vida, bons tempos!!!! Vi apenas RE 2 do N64 em casa de amigos…fiquei surpreso com os detalhes e gráficos!!!! valeu

    1. No caso, eu tive um Nintendo 64, lembro que comprei usado da locadora, na época que o PS2 tava no auge ainda, paguei baratinho rs…
      E quando jogamos o Mortal Kombat 4, percebemos isso. Quando joguei o RE 2, também fiquei surpreso com a qualidade no N64.
      Valeu pelo comentário jovem. Grande abraço.

  2. nunca tive um nintendo 64 na minha vida só joguei pelo emulador e só vi o console pessoalmente uma única vez na casa de um amigo de um primo meu, mas já tive um playstation por um bom tempo, o maior problema do n64 foi insistir nos cartuchos mesmo numa época onde os CD’S já eram bem populares mas apesar disso a Nintendo 64 fez um bom trabalho, (ainda se saiu melhor que o saturn, só perdeu pro playstation) pra mim o FMV é o de menos pois o que vale mais é a jogabilidade e não os filmes dos jogos, pois na “geração FMV” havia bastante jogo ruim de diversos consoles e em alguns casos deixava o jogo piorado (a maior diferença é que era possível colocar FMVs, músicas e vozes gravadas, mas isso de nada adianta se não tiver uma boa jogabilidade) vi alguns jogos de cartuchos que foram “convertidos” para o CD e acabaram estragando o jogo (como alguns que passaram do mega drive para o Sega CD) só acho que o n64 não se saiu melhor pelo fato dos cartuchos serem mais caros se comparado ao CD.

    1. Bom dia, ótimo comentário jovem.
      Na verdade, se você tiver disponibilidade, recomendo o livro a Guerra dos Consoles, que conta os bastidores entre SEGA vs Nintendo, e a ascensão do PlayStation.
      Entre algumas questões do Nintendo 64, estão a limitação do cartucho (as empresas queriam fazer projetos com limitações maiores), o valor de licenciamento (a Sony cobrava bem menos que a Nintendo), o atraso no lançamento (a concorrência já estava ganhando território), as parcerias que deixaram de lançar games para Nintendo (Square, Namco, Capcom, SNK, entre outras).
      Um grande abraço.

Deixe uma resposta