Entrevista com o HKº do Power Sonic

Hoje batemos um papo, com o grande HKº, criador do Power Sonic.

Acho que eu conheço o site Power Sonic, desde meados de 2005 à 2006, e sempre achei o trabalho deles excepcional.

Em termos de Fan Site relacionado a games, o Power Sonic tem um vasto conteúdo, um dos mais completos existentes na internet.

Eu sempre tive a curiosidade de conversar com HKº, o lendário Hyper Knuckles, criador do site, que começou tudo ainda na adolescência.

Então jovens, espero que gostem da entrevista.

Página inicial do Power Sonic

Daniel: Olá HKº, é uma honra ter você no Aperta o X. Você poderia se apresentar para nossos leitores?

HKº: Opa! Eu que agradeço a oportunidade. Pois bem, me chamo Leonardo e adotei para o site o pseudônimo “Alexandre Bomphá” e o nick HKº (de Hyper Knuckles e a bolinha para dar um diferencial). Atualmente estou com 32 anos e me identifico como fã do Sonic desde que me conheço por gente hehe. Fazer o site foi uma espécie de hobby para mim, jamais poderia imaginar que fosse durar tantos anos.

Daniel: Como foi a introdução sua no mundo dos games? Se lembra com qual jogo foi?

HKº: Lembro sim. Meus pais não podiam comprar vídeo game, então meu primeiro contato foi com o Master System e o Mega Drive de um primo meu. A minha primeira lembrança de jogo creio eu que era um jogo de nave (espaçonave), mas não me recordo se foi de MS ou MD ou um jogo de PC. Era justamente na casa de meu primo.

Daniel: E como nasceu a paixão pelo Sonic?

HKº: Nos anos 90 a Tec Toy patrocinou muitas propagandas do Sonic na TV (“Oi, eu sou o Sonic”, tem vários vídeos no YouTube). Vendo a propaganda, achava sensacional o jogo e morria de vontade de jogar. Coincidentemente meu primo não tinha jogos do Sonic. Alguns tempos depois meus pais finalmente puderam comprar um console. Todos os meus amigos tinham Snes. Meus próprios pais sugeriram eu comprar o Snes, para trocar jogos, emprestar, etc. Bati o pé que queria o Mega Drive para poder jogar o Sonic. Desejo atendido: compraram o Mega Drive e veio o Sonic 2. Me senti identificado com o jogo e o personagem desde a primeira vez.

Daniel: Sobre Fan Sites, sabemos que a primeira empreitada foi com o Sonic Now, como foi essa experiência, e o que ela agregou para a criação do Power Sonic?

HKº: Era final dos anos 90. A Internet crescia. Eu tinha antes disso um “caderno” (sim, caderno de papel e etc) em que eu fazia análise de jogos e dicas. Uma espécie de revista. Quando veio a Internet, pensei em levar essa ideia para sites. Me inspirei no site “Sega Net” e assim criei o meu primeiro site Sonic Now. Mas eu tinha dial up, quase não entrava na internet, não tinha muito material e o resultado é que o site era muito rudimentar e não foi pra frente. A experiência me foi útil para ter uma noção melhor de como desenvolver um fan site.

Facebook do Power Sonic

Daniel: E como foi a criação do Power Sonic? Quais foram as inspirações iniciais?

HKº: A Sonic Now não tinha dado certo. Tinha alguns sites de Sonic na época. Eu visitava e lia esses sites todos. Depois mandava e-mail para tirar dúvidas e falar de Sonic. E er… nenhum deles me respondia, com exceção da Laura do Laura Page Sonic. Eu ficava bem decepcionado com isso. Além disso era o começo das roms e finalmente eu podia jogar jogos que antes era raríssimo conseguir jogar, como o Sonic 3. Ocorre que eu sempre empacava na Carnival Night. Eu procurava em vários sites como passar do maldito tambor e nunca encontrava respostas… mandava e-mails para os webmasters e não tinha respostas. Aliado a tudo isso, passei a ter banda larga e cansado do descaso dos webmasters que não respondiam e-mails, resolvi fazer meu próprio site de novo. E assim resolvi desenvolver a Power Sonic, também me inspirando na Sega Net e com a seguinte ideia: ser atencioso com os visitantes. E para criar uma espécie de marketing, emplaquei o site todo propagandeado de COMO PASSAR A CARNIVAL NIGHT. A ideia deu certíssimo, o site pegou graças a Deus e estamos aí até hoje hehe.

Daniel: Em algum momento, você se surpreendeu com o site, seja com feedback, acesso, etc?

HKº: Sim, sem dúvidas. Nos tempos áureos do site, especialmente quando tinha Sonic X na Globo, o site chegava a 10 mil visitantes únicos por dia. Havia um ranking da Team Artail (algo assim) dos sites de Sonic mais acessados do mundo. A Power Sonic várias vezes figurou como o mais acessado (entendamos bem: mais acessado dos sites estrangeiros, claro que Sonic Stadium e etc tinham mais acessos). A gente disputava pau a pau com um site russo. Nunca imaginei que teria isso. Desde 2012 eu comecei a ter que focar minha vida profissional e não pude mais me dedicar ao site. Evidentemente que os acessos caíram – junto com a crise do Sonic. Mas continua sendo algo que compensa, especialmente porque ainda recebo uma média de 3 a 5 e-mails por dia.

Daniel: Ainda falando sobre isso, em questão de reconhecimento, alguma empresa oficial como SEGA, Sonic Team ou Tectoy já conversaram com alguém da staff?

HKº: Jamais. Isso é o que eu sinto… eu tentei já mandar e-mail pra Sega, Tec Toy e jamais tivemos qualquer retorno. Para dizer que não, tivemos sim da Sega um retorno prometendo para nós uma cópia de avaliação do Sonic Lost World. Mas deu aquele problema de vazamento do jogo (para Steam/PC) e ficamos de fora. Fora isso, tenho um outro contato que não é da Sega, mas este não posso falar ainda hehe. Mas da Sega mesmo, nada.

Página de Protótipos (passei muito tempo lendo os conteúdos daqui rs)

Daniel: Hoje, eu acho que o Power Sonic é um dos maiores Fan Site que existe no Brasil, e sabemos também que hoje as redes sociais vem crescendo cada vez mais, como é ter um Fan Site ativo atualmente e com tantos usuários e seguidores fiéis?

HKº: Eu acho bacana porque queira ou não formamos uma rede ativa de fãs do Sonic. Na Power Sonic eu procuro adotar a posição mais neutra possível, sem pender para o saudosismo classicista, sem bancar o hater e sem bancar o fanboy acrítico. Somos fãs do Sonic e queremos que os visitantes tenham um site gostoso de visitar, sem visão tóxica.

Daniel: HKº, foi uma honra conversar com você, você quer deixar alguma mensagem para nossos leitores?

HKº: Agradeço o interesse e peço desculpas pela demora em responder… como disse ao início, eu tenho 32 anos e sou funcionário público de um setor que me demanda muito serviço. Mas sempre que dá estamos aí! Galera que quiser conhecer nosso site, é o www.powersonic.com.br. Saudações aos visitantes e vamos lá conhecer mais de Sonic em um site bem gostoso de ler, sem posições tóxicas. Abraço!

Acompanhe o trabalho do pessoal da Power Sonic:


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

E você, gostou da entrevista? Deixe nos comentários.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Entrevista com o HKº do Power Sonic

  1. Parabéns pela entrevista! O HK é da minha cidade (Londrina), embora ainda não tenha tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Me identifiquei muito com o site quando o conheci em 2004 através da net discada e meu antigo PC K6 2, kkkkk!

    Na época achei demais as seções de mistérios e área 99. Altas teorias sobre os jogos numa época com poucas informações oficiais, Youtube não existia, etc. Muitas destas teorias se provariam verdade depois de muitos anos, outras caíram recentemente com os novos protótipos descobertos, rsrs. Também consegui dar pequenas contribuições nas seções de glitch. Enfim, conteúdo verdadeiramente riquíssimo pros fãs de Sonic. Parabéns HK!

Deixe uma resposta