Empresas japonesas que se uniram

Hoje vou contar um pouco sobre as fusões japonesas no mundo dos games.

Bandai Namco

A Bandai, foi fundada em 1950 criando brinquedos de lata. Nos anos 80, ela começou a produzir brinquedos licenciados de séries e desenhos da TV como Ultraman, Kamen Rider, Dragon Ball e muito mais.

No mundo dos games, ela publicou jogos ligados a essas séries, e até mesmo fez um console juntamente com a Apple, o Pippin.

Já a Namco, foi fundada em 1955, e ela produzia cavalos mecânicos (como aqueles usados em Carrosséis). Em 1974, ela adquiriu a divisão japonesa da Atari, e assim começou a produção de games, sendo que Pac-Man, lançado na década de 80 se tornou um marco nos games.

Tekken 7 com a presença de Akuma do Street Fighter

A fusão de ambas ocorreu em 2006, sendo que originalmente o nome era Namco Bandai Games, e hoje é Bandai Namco Entertainment.

Hoje é uma das maiores publishers no mercado dos games, com jogos próprios como Tekken, Soul Calibur e Ace Combat, além de publicar games de outras produtoras e licenciamentos como One Piece, Dragon Ball e Dark Souls.

Square Enix

A Enix foi fundada em 1975, com o nome de Eidansha Boshu Service Center, sendo que no começo ela fazia tabloides, e em 1982 mudou o seu nome, e entrou para a indústria dos games.

Ela utilizou amplamente a terceirização das produções dos games, sendo que vários jogos foram lançados por ela, como a saga Dragon Quest. E por tempos foi considerada uma grande rival da Squaresoft.

Já a Squaresoft foi fundada em 1983 como uma divisão da empresa Den-Yu-Sha. Ela se separou da empresa em 1986 e começou a publicar os jogos, mas a grande maioria foram fracassos comerciais.

Final Fantasy XV

Até que como última cartada, eles criam o Final Fantasy, inspirado no sucesso da franquia Dragon Quest da Enix. O jogo fez um enorme sucesso, e alavancou o nome da empresa.

As duas se juntaram em 2003, e de lá para cá, também adquiriram outros estúdios como a Taito, Eidos e Crystal Dynamics. Além de suas principais franquias como Final Fantasy, Dragon Quest, Kingdom Hearts, Tomb Raider, etc… a empresa também está por trás de filmes, animações, mangás, livros e outros produtos licenciados.

Koei Tecmo

A Tecmo surgiu em 1967 como vendedora de equipamentos de limpeza. Em 1981, a divisão americana da empresa, inaugurou a U.S Tehkan Inc, e começou a produção de games para Arcades. Ela foi rebatizada mudando o nome de Tehkan para Tecmo em 1986.

Durante esse período, ela lançava vários games esportivos, e o seu maior sucesso surgiu, Ninja Gaiden.

Já a Koei, foi fundada em 1978 quando uma empresa de corantes rurais da família de Yoichi Erikawa faliu, e ele quis seguir seu sonho em programação.

Dead or Alive 6

Apesar de aqui no ocidente não ter tantos games conhecidos, ela é bem famosa no Japão, sendo que ela possui franquias renomadas como Dinasty Warriors, Kessen e Samurai Warriors.

Ela que foi a responsável pela criação do gênero Musou, que são aqueles em que você enfrenta hordas de inimigos em um cenário e precisa acabar com os exércitos adversários.

Em 2008, a Square Enix fez uma oferta de aquisição da Tecmo, mas ela recusou, e assim a Tecmo entrou em conversação com a Koei para que as duas fizessem uma fusão, que ocorreu em 2009.

Hoje a empresa publica vários games como Dead Or Alive, Nioh e Dinasty Warriors.


E você, conhecia a história dessas fusões? Deixe nos comentários.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Empresas japonesas que se uniram

  1. A união faz a força, ou o lucro???? eis a questão!!!! No mundo político parece que a união faz a corrupção, triste isso pra o Brazil!!!! valeu galera!!!!

Deixe uma resposta