Entrevista com Daniel dos Reis do MeuPS4

Hoje tivemos a honra de conversar com o Daniel, do portal de entretenimento MeuPS4.

Tive a oportunidade recente, de conversar com meu Xará, Daniel, responsável pelo portal MeuPS4, um dos maiores sites de entretenimento gamer no nosso país.

Além do trabalho excelente, serve de inspiração para outros sites, inclusive para nós do Aperta o X, em que tenho que dizer publicamente, que acho o trabalho do MeuPS4 excelente.

Sem mais delongas, espero que curtam a entrevista.


Aperta o X: Olá Daniel, aqui é o Daniel… Sem contar essa piadinha infame no começo (risos), você poderia se apresentar para os nossos leitores?

Daniel (MeuPS4): Primeiramente, gostaria de agradecer ao convite para este bate-papo. É sempre muito legal poder compartilhar experiências com outras pessoas, ainda que pareça um pouco estranho ser “convocado” para entrevistas.

Meu primeiro contato com PlayStation foi em 1997, quando eu ia até uma locadora – bem longe da minha casa – assistir algumas partidas. Na ocasião, como não tinha R$ 1 para poder jogar, apenas assistia. Me lembro que era Resident Evil 1, e aqueles gráficos sensacionais para época me encantavam…e assustavam.

Mas foi em 1999 que meu pai teve condições de comprar um PlayStation 1 para mim.

Meus dois primeiros jogos foram Resident Evil 2 e Gran Turismo, justamente os que mais assistia.

Na época, não tinha nenhuma dimensão do tamanho da marca, sequer sabia pronunciar “PlayStation”. Só chamava de videogame de CD.

Visual do MeuPS4 em Agosto de 2013

Aperta o X: Eu lembro dessa época das locadoras, era uma febre no meu bairro (risos). Como surgiu a ideia de criar um site especializado da marca?

Daniel (MeuPS4): A ideia surgiu no início de 2013. Naquele ano, passava por uma espécie de crise existencial no meu trabalho e o único momento de fuga era no PlayStation 3. Mas eu não encontrava um site ou mesmo canal no YouTube que me oferecesse todas as informações sobre PlayStation.

Então pensei em tentar criar um “meu”, algo onde os jogadores e fãs da marca pudessem encontrar as principais informações sobre o videogame. Como o PlayStation 3 estava no fim ciclo, pensei que talvez fosse melhor criar um site já pensado para o PlayStation 4, que sequer existia. Acabou que o universo conspirou a meu favor e daí nasceu o MeuPS4, um site com intuito de ser aconchegante e que os interessados pudessem chamar de “meu”.

 

Aperta o X: E quais foram as dificuldades ou até inspirações para a criação do MeuPS4?

Daniel (MeuPS4): Encontramos mais dificuldades hoje em dia do que no começo. No princípio era tudo uma espécie de hobby, sem tanto compromisso com a pontualidade. E como era somente eu à frente, por vezes, notícias acabavam saindo com um atraso de 2 dias.

Com tempo, fui tentando estabelecer uma disciplina para criação de conteúdos. Hoje a principal dificuldade é tentar se manter relevante em um ambiente muito dinâmico com as redes sociais. Tudo muda a todo instante. Então temos que nos adaptar aos humores de algoritmos e trends. O trabalho praticamente não tem fim.

No começo, a principal inspiração era o site Baixaki Jogos (hoje, Voxel). Eu gostava muito do trabalho da equipe. Era (e continua sendo) de muita qualidade.

Visual do MeuPS4 em Dezembro de 2019

Aperta o X: Perguntando agora, sobre a expansão, pretendem criar outros portais? Por exemplo, MeuNintendo, MeuXbox, etc?

Daniel (MeuPS4): Olha, já cogitamos algumas vezes expandir através de outras verticais, mas para nós é quase impossível. Só os assuntos de PlayStation 4 ocupa todo tempo e equipe.

Com a estrutura atual seria impossível manter dois portais.

E é engraçado que essa lacuna acabou sendo preenchida por outras pessoas. Já existe MeuXbox, MeuNintendo, etc. Mas nenhum deles é administrado por nossa equipe. E a gente vê isso com muito orgulho. Se alguém se pré-dispôs a criar um MeuNintendo foi porque servimos de inspiração.

 

Aperta o X: Eu desconhecia esses outros projetos citados, mas é interessante a inspiração que vocês criaram no meio gamer. Na parte pessoal, quais games está jogando atualmente? Tem alguma indicação pra galera?

Daniel (MeuPS4): No momento ando dividindo meu tempo com Star Wars: Fallen Order e o capítulo 2 de Fortnite. Mas a real é que quando você trabalha com criação de conteúdo para games, você joga menos ainda.

Um verdadeiro paradoxo. Porque precisamos escrever, editar vídeos, gerenciar as redes sociais…e sobra menos tempo para jogar. Acredita!?

 

Aperta o X: Eu entendo e concordo, hoje também o que menos faço é jogar por hobby (risos)… Daniel, muito obrigado pelo espaço e pela disposição, tem alguma mensagem para os nossos leitores? E até para aspirantes a jornalistas?

Daniel (MeuPS4): Eu quem agradeço a oportunidade. Eu estou aqui somente como um porta-voz. Na verdade existe toda uma equipe no MeuPS4. Sem as competências e dedicação de outras oito pessoas, eu não estaria aqui, respondendo a estas perguntas.

Aproveito para compartilhar uma imagem do nosso time:

Equipe do MeuPS4

Do alto, da esquerda para direita: Bruna (editora-chefe), Eu, Thiago (editor-chefe), Tatiane (redes sociais e novos negócios), Vinícius (redator), Raphael (redator), Juninho (redes sociais) e Bruno (editor de vídeos).

E é difícil deixar uma dica ou conselho. Mas se você tem o sonho ou desejo de entrar no mercado de videogames através da criação de conteúdos, busque evoluir um passo de cada vez. Comece estudando maneiras de se comunicar com o público mais jovem, evolua um pouco para vídeos – aprenda sobre edições – e acompanhe tendências. Com tempo você vai conseguir encontrar “sua praia”. Mas é necessário fazer diversos experimentos.

 

Agradeço, mais uma vez, a oportunidade. Atualmente nós temos nossos perfis no Facebook, Instagram e Twitter, além, claro, do site.


Eae pessoal, curtiram a entrevista? Deixem nos comentários.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Entrevista com Daniel dos Reis do MeuPS4

Os comentários estão fechados.