Relembrando um clássico – Halo: Combat Evolved

Hoje vamos relembrar esse clássico do lado verde da força.

Enredo

Halo: Combat Evolved se passa em um universo de ficção científica, nele a raça humana conseguiu avançar e criar viagens rápidas em pontos do universo (Slipspace), assim permitindo a colonização de outros planetas. Enquanto a raça humana progride, o Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC), desenvolveu um programa chamado SPARTAN de super soldados, ao mesmo tempo em que uma ameaça surgiu, os Covenant, uma aliança de raças alienígenas.

Master Chief e uma tropa de humanos vasculhando Halo

Master Chief, um super soldado, dentro da nave Pillar of Autumn, descobrem o que na primeira vista, se parece com um Planeta gigante em formato de Anel, onde eles o denominam Halo. Ao encontrarem, os Covenant começam a perseguir a frota humana, chamando o Halo de algo sagrado para seu povo.

A partir de então, no controle de Chief, o jogador terá de descobrir os perigos de Halo, os motivos por trás da aliança Covenant, e o mal iminente chamado Flood.

Qual foi o legado?

Halo foi o primeiro grande jogo de FPS para console, após o sucesso de GoldenEye 007, ele criou um marco tendo quebrado recordes de vendas. O jogo foi aclamado pela crítica especializada, e para se ter uma ideia, hoje ele é um dos games que figuram no Hall da Fama dos jogos.

Ambientes gigantescos

O game, a princípio seria de estratégia, e como mudaram para FPS, notamos que essa alteração afetou e trouxe várias inovações para o gênero. Como por exemplo, os inimigos em games de tiro no passado, te viam e apenas atiravam. Agora eles criam estratégias, como grudar granadas nas mãos e correr em sua direção, ou até mesmo tentarem dar a volta e pegarem o jogador desprevenido.

Outro ponto que também podemos ressaltar, é na vida do personagem, sendo que ela é regenerada se não tomarmos dano, e isso moldou os jogos seguintes e rivais, sendo que antes era necessário ficar coletando kits médicos ou procurando por vidas pela fase.

Além dessas adições ao gênero, inimigos agiam em bando, a utilização de veículos variados, a sensibilidade de tiros, e a utilização dos gatilhos com dois analógicos, moldaram o padrão da indústria dos jogos de tiro nos consoles, além de contar com uma imersiva narrativa que foi estendida para quadrinhos, filmes, etc.

Inimigos contavam com ótima inteligência artificial

Curiosidades

  • Halo no começo seria lançado para o Macintosh, mas a Microsoft comprou a Bungie, e segundo boatos, Steve Jobs ficou tão bravo que ligou para o Ballmer para reclamar da compra do estúdio
  • Originalmente o game teria suporte a Xbox Live, mas como o sistema online ainda não estava pronto, o jogo ficou com modos apenas offline
  • O subtítulo Combat Evolved, foi uma adição do marketing da Microsoft, sendo que o pessoal da Bungie achou estranho essa alteração
  • A trilha sonora foi criada por Martin O’Donnell, e segundo ele, o objetivo era oferecer um sentimento de importância e grandeza
  • Master Chief ficou tão conhecido, que John-117 foi o primeiro personagem dos games, a ganhar uma estátua em tamanho real no museu de cera Madame Tussauds em 2007
  • A armadura utilizada pelo Chief, foi baseada em séries de super herói como Power Rangers e no game DOOM, para a personalidade do personagem uma das inspirações foi o ator Clint Eastwood
  • Os nomes dos veículos alienígenas foram baseados em fantasmas e mitologias, como por exemplo, Banshee que é uma alma que chora constantemente da mitologia irlandesa, Ghosts são fantasmas de pessoas mortas e Wraiths são imagens fantasmagóricas de alguém visto após sua morte
  • A dubladora da Cortana, parceira de Chief, foi feita por Jen Taylor, a mesma dubladora da Princesa Peach de Super Mario
  • Falando ainda em Cortana, ela fez tanto sucesso e conseguiu criar um vínculo com o carrancudo Chief, que até mesmo virou um sistema inteligente da Microsoft para execução de Tarefas
  • No Xbox One X, existe um pequeno Master Chief montado em um escorpião, fazendo uma referência ao codinome Scorpio


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Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

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