Relembrando um clássico – Tony Hawk’s Pro Skater 2

Quem se lembra desse clássico do Toninho Falcão?

Enredo

Tony Hawk’s Pro Skater 2 é um jogo esportivo desenvolvido pela Neversoft. O game foi lançado para PlayStation e portado para as mais diversas plataformas como Nintendo 64, Game Boy Color, Dreamcast, etc.

Fazendo um grind nas hélices de um helicóptero

Assim como outros games de esporte da época, não existe uma história, e sim apenas fases que devem ter objetivos completados, como por exemplo, pular sobre bêbados, passar por cima de helicóptero, quebrar sinais da escola, etc.

Qual foi o legado?

Além de contar com uma excelente trilha sonora, Tony Hawk’s Pro Skater 2, trouxe um fator a mais na jogabilidade, que afetaria todas as continuações e games parecidos, a adição do comando Manual.

Novo recurso adicionado – utilização de Manual e Nose Manual

Esse comando, feito através de Cima-Baixo ou Baixo-Cima (Nose Manual), fazem com que o skatista consiga andar com o skate fazendo pontos se equilibrando, e assim é possível emendar vários combos com grinds e obstáculos das fases.

O jogo conta também com a adição de dinheiro nas fases, sendo que ao coletar, é possível melhorar estatísticas ou comprar outros itens.

Na parte de Multiplayer, o jogo possui diversos modos como pintar partes das arenas através de manobras no skate, e até mesmo um modo pega-pega (chamado de Tag), onde ao encostar em outro jogador, é a vez dele te perseguir. Ainda nessa parte, o game conta com um editor de níveis, onde você pode criar pistas variadas para jogar com os amigos.

Jogando com o Homem Aranha

Curiosidades

  • Como a Nevesoft estava desenvolvendo jogos para a Marvel, um dos personagens secretos presentes no game, é o Homem Aranha, inclusive em um dos especiais ele solta teia e pega o skate
  • Além desse personagem, no game tem um policial gordinho chamado Officer Dick, e uma garota chamada Private Carrera
  • O jogo ganhou inúmeros ports, até para celulares. Nos consoles, o Xbox clássico recebeu o Tony Hawk’s Pro Skater 2x que tinha fases dos dois primeiros games da franquia
  • No lançamento do game em 2000, o Tony Hawk (famoso Toninho Falcão), autografou vários games, porém, a versão do Nintenod 64 foi adiada para 2001
  • Segundo dados divulgados em 2007 pelo NPD Group, o jogo vendeu cerca de 5,3 milhões de unidades (contando todas as plataformas lançadas)
  • O game ganhou vários prêmios como Melhor jogo de 2000, Melhor jogo de esporte em Consoles, Melhor Jogabilidade, etc
  • A versão do Game Boy Advance foi um enorme sucesso, vendendo milhares de cópias e também ganhando vários prêmios. Nela o jogador tinha uma visão isométrica, diferente da dos consoles e computador

E você, já jogou essa pérola? Deixe nos comentários.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Relembrando um clássico – Tony Hawk’s Pro Skater 2

  1. Gostava mesmo de jogar o game Jogos de Verão do Master System onde tinha uma fase no skate!!!! Vi uma vez um amigo meu jogando a versão playstation e gostei das músicas que tinha ali. Com o tempo fui atrás da versão Nintendo 64 e GBA!!!! Não sou muito fã desse estilo de game…de vez em quando é bom jogar algo do estilo, valeu!!!!

    1. Eu gostava muito do Tony Hawk na geração do PS1 e do N64. Depois, acabei jogando poucos games de skate, acho que a fórmula ficou cansativa.
      Obrigado pelo comentário jovem.
      Grande abraço.

      1. Acontece que esses jogos de esportes radicais e de jogos olimpicos não são muito populares…estranho isso!!!! Acredito que quem anda de Skate é que são os mais fissurados nesses jogos, seria a lógica!!!! valeu

Os comentários estão fechados.