Bastidores da Indústria – Hironobu Sakaguchi

Você conhece a história do pai de Final Fantasy?

Hironobu Sakaguchi no começo tinha um sonho de ser músico profissional, e assim ele tocava em várias bandas.

Tudo iria mudar em 1983, quando ele decidiu abandonar o sonho e entrar na universidade cursando engenharia elétrica.

Square e a criação de Final Fantasy

Durante os estudos de programação, despertou um desejo em Sakaguchi de ter o Apple II, mas como ele não podia pagar, acabou comprando um computador similar. Foi então que ele percebeu que além do computador, os softwares eram caros, e assim ele começou a procurar trabalhos.

Sakaguchi mais novo

Ele entrou então na Square, uma pequena filial da Denyūsha Electric Company. Sakaguchi ainda sonhava em se tornar um músico profissional, mas ele sabia que a Square iria proporcionar todo o conhecimento que ele precisava em programação.

Em 1986 a Square se torna independente, e assim Sakaguchi se torna Diretor de Planejamento e Desenvolvimento. Após vários games lançados para o Nintendinho, ele começou a desenvolver um conceito de um RPG, na época chamado de Fighting Fantasy, montando uma pequena equipe para desenvolver o projeto.

Sakaguchi em seu escritório

Como ele não sabia se o projeto daria certo, caso fosse um fracasso, ele iria voltar para a universidade e abandonar a indústria dos games, assim ele decide mudar o nome do projeto para Final Fantasy. Sendo que o jogo foi lançado em 1987 e rapidamente se tornou um enorme sucesso.

Anos dourados após a criação do Final Fantasy

Com a supervisão de Sakaguchi, a franquia se expandiu e se tornou um grande marco comercial. Sendo que após o lançamento do quarto jogo da série, ele se tornou o vice-presidente executivo da Square.

Da franquia Final Fantasy, o último que ele dirigiu foi o Final Fantasy V, assim os próximos games ele se tornou apenas produtor.

Sakaguchi e o trailer de Terra Battle 2

Em 1995 ele se tornou presidente da divisão norte-americana da Square, sendo que o último game que ele foi produtor da série Final Fantasy foi o IX. Além dessa série, ele participou de outros projetos como Vagrant Story, Parasite Eve e Kingdom Hearts.

Saída da Square e olá Mistwalker

Sakaguchi decidiu sair da Square, querendo uma vida mais tranquila e com projetos em menor escala. Ao mesmo tempo que ele saia, a Square se fundiu com sua maior rival, a Enix, se tornando Square Enix em 2003.

Em 2004, Sakaguchi fundou a Mistwalker com apoio financeiro da Microsoft. Nos primeiros anos, eles desenvolveram jogos para Xbox 360 e Nintendo DS. Entre os games lançados, se destacam a franquia Blue Dragon, com a arte de Akira Toriyama e Lost Odyssey.

Em 2011, o estúdio lançou um projeto ambicioso, chamado The Last Story para Wii, onde ele foi diretor (ele não fazia isso desde Final Fantasy V). Após o game, o estúdio tem feito jogos mobile, sendo que a franquia Terra Battle tem ganhando bastante destaque.

Há alguns anos, Sakaguchi e o pessoal do Mega64 fizeram uma pequena paródia sobre o trabalho dele na série Final Fantasy. Confira abaixo.

E você, já jogou algum game dessa lenda? Deixe nos comentários.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Bastidores da Indústria – Hironobu Sakaguchi

  1. O escritório do CARA parece com o meu quarto, ou seja o meu quarto tem cara de escritório!!!! Esse cara é o CARA mesmo!!!! sou fã da série Final Fantasy, apesar que até hoje nunca zerei um jogo RPG da vida…infelizmente não tenho tanto tempo para jogar esse estilo de jogo!!!!! Tenho alguns jogos no Save desde 2007 e nada de zerar o jogo, kbuloso isso!!!! Coisas da vida Gamer…seria uma idéia para um tema para o apertaox.com, valeu galera!!!!

Deixe uma resposta