Análise – Crash Team Racing Nitro-Fueled

Vamos conferir a mais nova aventura de Crash Bandicoot e seus amigos.

Sobre o Game

Crash Team Racing Nitro-Fueled é um remake do clássico Crash Team Racing (CTR) do primeiro PlayStation, game amado por muitos fãs da franquia, e também pelos amantes do gênero de corrida.

A história do game é a mesma, sendo que Nitrus Oxide, um alienígena, quer dominar a Terra, e para isso decide invadir nosso planeta, e desafia a turma do Crash em corridas, similar a premissa do filme Space Jam.

O gráfico ficou excelente

Além disso, o jogo conta com outros modos, como um em que dois frangos são narradores esportivos e você faz desafios semanais para ganhar prêmios.

O modo multiplayer do game não foi testado.

Pontos Positivos

O primeiro ponto que podemos destacar foi na parte gráfica, o visual está um espetáculo e a Beenox fez um excelente trabalho revivendo o clássico. Tanto o acabamento dos personagens, quanto dos veículos ficou incrivelmente detalhado e customizado.

O jogo ficou bem fiel a narrativa e detalhes do primeiro CTR, e isso pode causar aquela sensação nostálgica para quem jogava o game no passado.

A animação e expressão dos personagens impressiona

Falando nisso ainda, o jogo está com dublagem em português, o que traz uma imersão bacana, e até mesmo as dicas que antes eram em inglês e não assimilávamos, nesse as máscaras Aku-Aku e Uka-Uka quando contam fica mais fácil de pegar os macetes e comandos.

O controle também segue o padrão do antigo, mas se você quiser mudar a aceleração para os gatilhos, você pode mudar no menu de opções, então o game foi realmente pensado para satisfazer a nostalgia dos fãs.

Pontos Negativos

Mas nem tudo são rosas, o primeiro ponto que podemos destacar são no equilíbrio das corridas. Em jogos do mesmo gênero, como Mario Kart ou Sonic All Star Racing, quando você pega um item para usar como arma, ele é um item randômico dependendo da sua colocação. Então por exemplo, ao estar em último, a chance de vir um item bom é grande (como casco azul, no CTR o portal eletromagnético teleguiado), e dificilmente você vê um item usado para atrapalhar oponentes (como casca de banana, no CTR caixas de TNT / poções mágicas).

O que acontece, é que mesmo em quarto, quinto ou em outras colocações, você pega os itens “ruins” digamos assim. A máquina também tem jogadores “desequilibrados”, com nitros mais potentes e customizados. Esse recurso geralmente era usado em modos online, mas no modo campanha foi a primeira vez que vi em um jogo de corrida com foco para crianças. Lembrando que essas considerações foram no modo Normal do game, no modo Fácil não tem “essas” características.

A clássica fase das ruínas do Papu Papu, uma das minhas favoritas

E o que isso causa? Para vencer, é necessário ter um carro melhor, e para ter um carro melhor, é necessário ou conquistar os prêmios, ou comprar moedas virtuais do jogo (na Xbox Live o preço estava de R$ 8,00 até R$ 92,00). Para os jogadores mais velhos e nostálgicos que já sabem jogar bem um game, isso não é um problema a questão da jogabilidade, mas para crianças, isso pode gerar um consumismo para tentar ser o “melhor” no jogo.

Veredito

Crash Team Racing Nitro-Fueled é um ótimo game, que atinge aquele sentimento nostálgico dos fãs da franquia. Além disso, o jogo conta com inúmeros modos, variedades de veículos e personagens aumentando o tempo de jogatina.

Porém, a política de moedas no jogo juntamente com o beneficiamento de veículos customizados, incentivando o consumismo das crianças não fica como uma decisão legal.

Confira abaixo um vídeo de gameplay do jogo:

Gostou do vídeo? Ajude a gente, se inscreva no nosso canal clicando abaixo.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Análise – Crash Team Racing Nitro-Fueled

  1. Você cometeu um erro na analise. Todos os carros sao cosméticos, portanto nao existe nenhum que seja melhor q o outros. A vitoria no game depende totalmente das habilidades do jogador

    1. Boa tarde Marcos. Obrigado pelo comentário e feedback.

      Na verdade, o game conta com temporadas e itens especiais, como por exemplo, a última agora foi espacial, a anterior similar ao Mad Max. Nessas temporadas, eles desbloqueiam itens como rodas, cores, etc… Que são cosméticos, mas alguns deles aumentam a performance do turbo, seja em 10%, 15% ou mais.

      Portanto, se você ver um jogador no modo história, com uma barra na direita com 10% ou números mais elevados, significa que naquele veículo existe algum item cosmético que está beneficiando ao soltar nitros, e dessa forma, mesmo se eu acertar os nitros corretamente, aquele outro corredor terá uma vantagem de 10% ou mais dependendo da combinação de itens no seu veículo.

      Posso estar equivocado, mas basta procurar no Google algo como “crash team racing nitro fueled adventure unbalanced” para ver como tem várias pessoas relatando problemas similares.

      Caso eu realmente esteja enganado, peço desculpas pela minha interpretação errônea do game, e se possível, me mande links, artigos, vídeos ou qualquer outra coisa que mostre que os itens são apenas cosméticos para que eu possa corrigir essa análise.

      Grande abraço e obrigado mais uma vez pelo comentário.

Deixe uma resposta