Por qual motivo o botão Start e Select tiveram seus nomes trocados nos joysticks

Você já reparou que os joysticks não tem mais botões com nome Start e Select? Qual será o motivo por trás disso?

Os Primórdios

Desde que os consoles nasceram, os joysticks foram se adaptando e moldando conforme as necessidades dos games. A primeira empresa a trazer de forma popular dois botões de ação, foi a Nintendo com o Nintendinho.

Controle do Nintendinho

Os controles do aparelho, possuíam os botões chamados de Start e Select, sendo que a maioria das empresas tinham apenas o botão Start.

No caso, do primeiro botão, geralmente ele era usado em telas de título (aquelas Press Start), para iniciar um game, por isso do nome Start (Iniciar em inglês). Já o botão Select, cada game poderia usar para alguma necessidade específica.

Mas algumas empresas não adotaram tal padrão, como a SEGA, que usava apenas o botão Start.

A popularização do Start e Select

Mas uma coisa mudou na indústria, a Sony veio de forma avassaladora e conquistou o pódio na liderança dos consoles com o primeiro Playstation, e ele trazia a dupla Start e Select. Ao mesmo tempo em que a Nintendo, não via mais necessidade no Select, e arrancou ele do Nintendo 64, e aconteceu o mesmo com o Game Cube.

Controle do PS1

A Sony continuou com a dupla de botões no Playstation 2, e a Microsoft que chegou ao mercado, tentou trazer um sentido diferente, e ao invés de Select, ela deu o nome de Back, e esse botão seria para voltar ou sair dos menus.

Tanto o Playstation 3 como o Xbox 360 permaneceram com esses padrões (Start e Select, Start e Back respectivamente).

As mudanças nos joysticks

A indústria começou a se perguntar sobre a necessidade de ter os botões com nomes de Start e Select. Para nós brasileiros, não muda muita coisa, mas para os americanos, o nome dos botões, começaram a atrapalhar nos conceitos em que jogavam os games. Pois, imagine você tendo que apertar o botão Iniciar (Start) para pausar o game. Tanto que a maioria dos games foi migrando de “Press Start” para “Press any button”.

Controle do Wii U

A Nintendo foi a primeira a decidir remodelar seus controles com o Nintendo Wii, trazendo os símbolos + (mais) e – (menos), nos lugares dos antigos Start e Select. No Wii U e algumas versões de joystick para o Wii, ela até trouxe uma legenda dos botões com o Start e Select, mas a intenção da empresa era que as pessoas começassem a usar o + e -.

A Sony, no Playstation 4, optou por dar os nomes de Options e Share (Start e Select respectivamente), sendo um, em teoria para mostrar as opções do game, e o outro em teoria para compartilhar os momentos jogados.

Controle do PS4

A Microsoft, no Xbox One, optou pelos nomes Menu e Vision (Start e Select respectivamente), um para mostrar os menus do jogo, e outro para ser usado como auxílio nos games (como ver mapas, ou mudar visões em games).

Então, das grandes fabricantes, todas criaram nomes e padrões para os botões, cada um se integrando com seus sistemas nativos, e para melhor se adaptar aos jogadores atuais.

Mas e para nós brasileiros?

Alguns podem realmente falar, “Aperta o Mais”, “Aperta o Options” ou “Aperta o Menu”, seguindo o nome dos botões atuais da indústria.

Controle Xbox One

Mas creio eu, que assim como no Brasil, a maior parte dos jogadores é casual e já está enraizado por costume, o uso dos nomes Start e Select. Para se ter uma ideia, quando meu irmão vem em casa, e nós vamos jogar algo, se eu falar, aperta o Menu, ele vai ficar caçando no controle, mas se eu falar, aperta o Start, ele vai automaticamente para o botão de ações no lado direito do controle.

E você, como chama esses botões? Pelo nome das fabricantes, ou utiliza o velho e clássico Start e Select? Deixe nos comentários.

Referências:


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Por qual motivo o botão Start e Select tiveram seus nomes trocados nos joysticks

  1. Sou da época dos primórdios 8 e 16 bits da vida gamer!!!! Cada geração tem o seu meio de comunicação e interpretação…é tudo questão de gosto e costume!!!! bons tempos do controle nes!!!! Lembrando que o master system tinha o botão ou tecla pause no console!!!!

Deixe uma resposta