Como surgiu o termo Detonado?

Saiba quando surgiu o termo Detonado, e como era utilizado nos anos 90.

Terminar, zerar, detonar… Finalizar um game sempre teve vários termos e sinônimos diferentes utilizados por jogadores.

Porém, nos anos 90, no auge das revistas, um termo começou a ficar conhecido entre os jogadores, para identificar o guia com um passo a passo de como terminar um game.

Termo Detonado na Ação Games 155

Esse termo, era chamado de Detonado, e era comum que as pessoas que procurassem o guia para zerar o game, perguntasse para os amigos, “Você tem o detonado de tal jogo?”. Mas afinal, como surgiu e em qual revista?

Antes de mais nada, quero agradecer ao pessoal do Datassette, que mantém um trabalho incrível com acervo a revistas antigas, e fiz minha pesquisa usando o conteúdo deles.

Anos 2000 e o termo já era popular

No fim da década de 90, e começo dos anos 2000, as revistas populares de games, alcançaram os últimos suspiros, e elas traziam vários conteúdos diversificados para os jogadores.

Para se ter ideia, a Ação Games já contava com mais de 150 edições. Mas o termo Detonado, só foi aparecer no Sumário da Revista e em citações, na edição 155, em Setembro de 2000, com o detonado do jogo Final Fantasy IX.

Termo Detonado na Playstation Magazine 14

Outra revista, foi a Playstation Magazine, que começou a usar o termo na edição 5 da revista, com o detonado de Vagrant Story. Coincidentemente, também em Setembro de 2000.

Apesar dessas revistas começarem a usar o termo nos anos 2000, desde 1994 o termo já era usado por outra revista, que veremos mais abaixo.

Mas como eram as revistas no começo dos anos 90?

Quando começaram a publicar revistas de games no Brasil, o foco das revistas era trazer inúmeros jogos, e principalmente dicas, pois o mercado era carente nesse sentido.

Estratégia usada na Ação Games 11

Então, mostrar o passo a passo de um jogo, era considerado uma dica ou um guia, e cada revista usava um termo diferente.

A própria Ação Games, em algumas edições chamava de “Estratégia”, e para se ter ideia, a Nintendo World (que começou em 1998), também utilizava esse mesmo termo.

Termo Estratégia na Nintendo World 35

Basicamente então, existiam inúmeras seções nas revistas, mas as divisões por plataformas era a principal característica.

E quando e onde surgiu o termo Detonado?

Com a união da SuperGame e da GamePower, nasceu a revista Super Game Power (SGP), e com ela veio a tão famosa expressão Detonado.

Nos Estados Unidos, o termo utilizado para ver a estratégia de terminar um game, é Walkthrough (algo como Passo a Passo), e para o Brasil, eles precisavam criar um termo marcante.

Primeira SuperGamePower com o termo Detonado (notem no spoiler do Prince of Persia)

E foi assim que chegaram no Detonado, sendo que a descrição da seção era:

Em todo número [das revistas] sairão dois títulos detonados de cabo a rabo por nossos pilotos, com todas as manhas de que você vai precisar para terminar os jogos sem crises existenciais.

Com o sucesso da SGP, e as pessoas usando o termo Detonado, outras revistas começaram aos poucos a aderir o termo, como foi o caso da já citada Ação Games nos anos 2000.

Lembrando que, se você já leu alguma SGP, e lembra do Baby Betinho, confira o bate papo que tivemos com ele, clicando aqui.

E você, qual termo utilizava para buscar os macetes de terminar um game?


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Abraços pessoal, até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “Como surgiu o termo Detonado?

  1. Bons tempos!!!! sinto falta dessa época em que ia nas bancas de revista atrás dessas pérolas gamer da vida!!!! Não tinha internet e acredite se quiser…achava mais divertido nessa época onde tudo era difícil de encontrar, comprar e tudo era na base do ¨me empresta¨. Naquele tempo andava muito para pedir emprestado revistas de vídeo game, cartuchos e até mesmo joysticks já aconteceu. tinha também muito esse negócio de clube dos feras como diziam, vc fazia a carteirinha e recebia dicas, calendários e posters sobre determinados games…lembro que a sega mesmo tinha o Sega Club em que vc tinha direito até descontos e promoções sobre os produtos da Tec Toy na época. Hoje em dita está tudo na rede e as vezes vc baixa determinado produto e só vai para para ver alguns dias ou até meses depois. Nunca prestei atenção quando apareceu o termo ¨detonado¨, lembro que a galera aqui onde moro usava mesmo o termo ¨zerar¨que até hoje eu ainda uso. valeu

    1. Opa, obrigado pelo comentário jovem.
      Realmente os tempos mudaram, o Sega Club era legal né, lembro que tinha propagandas na TV também, eles investiam pesado no marketing, tinha até um quadro no Gugu que substituam o personagem pela criança jogando rs…
      Grande abraço.

Deixe uma resposta