101 Curiosidades aleatórias sobre Videogames

  1. O design de Pac-Man foi inspirado em uma pizza sem uma fatia

  1. O código Konami (cima, cima, baixo, baixo, trás, frente, trás, frente, B, A) surgiu em 1985 com o game Gradius
  2. Os personagens em Contra foram inspirados no Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone
  3. Robin Williams era um grande fã de games, tanto que seus filhos se chamam Zelda (The Legend of Zelda) e Cody (Final Fight).
  4. Space Invaders fez tanto sucesso no Japão, que ele causou uma escassez de moedas de 100 ienes.
  5. A série Dragon Quest é tão popular no Japão, que é ilegal o lançamento do game durante a semana, para que crianças não faltem na escola e adultos não faltem no trabalho para jogar.
  6. O game Guitar Hero: Aerosmith gerou mais receita do que os álbuns lançados pela banda.
  7. Os porcos em Angry Birds, foram inspirados pela epidemia de gripe suína na época.

  1. A DLC de Cuphead tem o nome Delicious Last Course, se você notar a primeira letra de cada palavra formam DLC.
  2. Em 1967, Ralph Baer criou o Brown Box, primeiro videogame multiplayer, mais tarde ele foi vendido como Odyssey.
  3. Em Bioshock os primeiros tiros dos inimigos foram programados para sempre errarem o protagonista, dando chances de reação.
  4. O game Homefront, lançado em 2011, previu a morte de Kim Jong-Il (2011) e o teste nuclear da Coréia do Norte (2013).
  5. Jack Thompson, ex advogado, enviou uma carta para Bill Gates alegando que a Microsoft era responsável pelo massacre em Virginia Tech por causa de Counter-Strike, um jogo que nem era desenvolvido por eles.
  6. Estudos indicam que cirurgiões que jogam games, cometem 37% menos erros e realizam tarefas 27% mais rápidas.
  7. O jogo favorito de Steve Wozniak (co-criador da Apple) é Tetris, ele enviava tantas pontuações altas, que a Nintendo Power parou de mostrá-las, então ele começou enviar com o apelido “Evets Kainzow” (seu nome ao contrário).
Steve Wozniak e seu Game Boy com Tetris

 

  1. Na Coréia do Sul é ilegal jogar games após a meia noite.
  2. Mortal Kombat (1992) foi o responsável pela criação da ESRB (Entertainment Software Rating Board), sistema responsável pela classificação dos jogos nos Estados Unidos.
  3. Starcraft é o primeiro jogo de computador à ir para o espaço, sendo que ele foi enviado no Shuttle STS-96 em 1999 pelo Daniel T. Barry, especialista em missões espaciais e fã da série.
  4. Paarthurnax do game Skyrim, foi dublado por Charles Martinet, o mesmo dublador do Mario.
  5. O sistema de combos de golpes, era um bug em Street Fighter II, mas os fãs gostaram tanto, que ele foi implementado nos jogos futuros.
  6. O mundo de Minecraft tem aproximadamente o mesmo tamanho do planeta Netuno.
  7. A empresa que produziu o primeiro Tomb Raider, queria incluir um código para deixar a protagonista nua, mas Toby Gard, designer do game se recusou a fazer isso.
  8. A EA precisou fazer um recall do jogo Tiger Woods 99, pois alguém escondeu um episódio de South Park como easter egg no jogo.
Tiger Woods 99

 

  1. Cerca de 120.000 pessoas assistiram às finais de Starcraft em 2005 na Coréia do Sul, 40 mil à mais do que o Super Bowl do mesmo ano.
  2. Mortal Kombat a princípio seria um jogo de luta de Jean-Claude van Damme, mas ele não conseguiu se comprometer, então usaram outro ator e criaram assim o personagem Johnny Cage.
  3. O jogo mais vendido para Neo Geo foi o Samurai Shodown
  4. O filme “O Vingador” de Vin Diesel, se chamaria “Diablo”, mas eles foram processados pela Blizzard, e tiveram que modificar o nome.
  5. O ex-presidente norte americano Obama, pagou por espaços de publicidade no game Burnout Paradise da EA.
  6. Akuma usava chinelos no Street Fighter II
  7. O primeiro console a usar Memory Card foi o Neo Geo da SNK em 1990.
Neo Geo AES

 

  1. Em 1995 o software mais instalado em computadores foi DOOM, passando até mesmo o Windows 95.
  2. Os executivos da EA achavam que jogos de futebol (soccer) não dariam certo, hoje FIFA é o maior título esportivo da empresa superando Madden.
  3. Prisioneiros na China são obrigados a obter ouro no jogo World of Warcraft.
  4. As imagens de fundo no menu de Dead Space, são imagens de uma cabra em decomposição.
  5. GTA era um jogo de corrida comum, porém existia um bug que os carros de polícia atingiam o jogador, o bug foi tão popular que reconstruíram o jogo, criando o GTA como conhecemos.
  6. No jogo Myth 2, se ele fosse instalado em um diretório diferente, ao tentar desinstalar, ele excluía o HD inteiro do computador.
  7. Em Space Invaders, o jogo deveria ter sempre a mesma velocidade, mas conforme você destrói as naves inimigas, o computador renderizava as informações mais rapidamente.
Space Invaders

 

  1. No ano de 2013, um homem na China, contratou jogadores para matar o avatar de seu filho para que ele parasse de jogar.
  2. Mortal Kombat II foi tão popular, que máquinas de fliperama tiveram que ter painéis de segurança na parte traseira para impedir que ladrões roubassem a placa mãe do jogo.
  3. O jogo Ghost Recon de 2001, previu que a Rússia invadiria a Geórgia em 2008.
  4. A Valve procurou empresas de tecnologia (como a Microsoft) para criar um sistema com atualizações automáticas e sistema antifraude, mas ninguém quis ajudar, então ela foi e produziu o software Steam.
  5. Em Mega Man, Dr. Light e Dr. Wily são baseados em Thomas Edison e Albert Enstein respectivamente.
  6. O chefe final em Diablo dizia coisas estranhas, se o jogador virasse o áudio no modo reverso, a frase que ele falava era “Coma seus vegetais e escova o dente depois de cada refeição”.
  7. Cortana, Toad e Princesa Peach são dubladas pela mesma pessoa, Jen Taylor.
Jen Taylor e cosplayer de Cortana

 

  1. No game dos Simpsons para arcade, existia um sprite que mostrava a Marge sendo eletrocutada, e nisso duas orelhas gigantes apareciam.
  2. 3DO foi o primeiro videogame totalmente baseado em CDs.
  3. O nome Capcom, vem da abreviação de Capsule Computers.
  4. Nas artes conceituais de BioShock, as Little Sisters, eram um tipo de toupeira e outra variação elas eram como robôs dos anos 50.
  5. Guitar Hero Aerosmith, não foi o primeiro game com aparição da banda, em 1994 eles estrelaram um jogo chamado Revolution X, onde você precisava resgatar os integrantes da banda.
  6. O nome do Mega Man no Japão é Rock Man, mudaram no ocidente, pois “Rock” nos Estados Unidos é uma gíria para crack, então eles não queriam associar isso ao personagem.
  7. O nome Kratos, de God Of War, vem da palavra grega “cratos” que significa poder.
Kratos

 

  1. O primeiro game com múltiplos finais, dependendo de como foi jogado, foi o Castlevania 2: Simon’s Quest para o Nintendinho.
  2. Silent Hill 4: The Room, a princípio seria um jogo separado, chamado apenas The Room, tudo mudou quando o produto Akira Yamaoka viu o trabalho, e decidiu mudar para a série principal.
  3. O recorde de apertar um botão mais rápido por segundo, pertence ao japonês Toshuyuki Takahashi, que conseguiu apertar um botão 16 vezes em um segundo.
  4. Duke Nukem 3D foi um dos primeiros games a usar efeito de áudio em tempo real, como por exemplo, ao ficar embaixo d’água, os tiros por cima soam como abafados.
  5. Em World of Warcraft, uma masmorra chamada Uldaman, você pode encontrar 3 anões que lembram os vikings do game The Lost Vikings.
  6. Na Alemanha, o jogo Medal of Honor: Frontline preciou ser recolhido e editado, pois existiam símbolos e referências nazistas.
  7. No jogo Mortal Kombat 3, é possível jogar uma versão do game Galaga.
Galaga

 

  1. Na nova versão de Wonder Boy: The Dragon’s Trap, ao salvar o game, é possível gerar um password e usar no cartucho original do Master System.
  2. Tembo the Badass Elephant foi o primeiro game multiplataforma da Game Freak (criadora de Pokémon), que não saiu para um console Nintendo.
  3. No protótipo de Crash Bandicoot, os programadores chamavam de Sonic’s Ass game, pois eles viam apenas o personagem de costas.
  4. O game Yooka-Laylee, dos criadores do Banjo-Kazooie, tem uma DLC que deixa o jogo inteiro com gráficos iguais do Nintendo 64.
  5. EarthWorm Jim já participou de dois games de luta, o ClayFighter 63 1/3 e Battle Arena Toshinden.
  6. Dois clássicos da Bizarre Creations, Metropolis Street Racer e Project Gotham Racing, receberam esses nomes em homenagens às cidades do Superman e do Batman.
Project Gotham Racing

 

  1. A série Tony Hawk’s Pro Skater, a partir do segundo game, recebia personagens de outros universos como Homem Aranha e Darth Maul.
  2. Mortal Kombat foi o primeiro jogo grande a sair simultaneamente em mais de uma plataforma, no caso para Super Nintendo e Mega Drive.
  3. Shinji Mikami, em uma entrevista, disse que o Resident Evil 4 seria exclusivo do GameCube, e que se saísse para outra plataforma, ele iria cortar a cabeça… Após alguns meses foi lançado um port para Playstation 2.
  4. Os fanboys de cada marca, no Japão são chamados de Porcos (Nintendo), Baratas (Playstation) e Tarados (Xbox).
  5. O olho de Sagat foi retirado pelo pai do Dan, e a cicatriz em seu peito foi feito por um Shoryuken do Ryu.
Sagat Vs Ryu

 

  1. 3 vilões do Street Fighter II tiveram seus nomes trocados, pois a Capcom tinha receio de chamar o boxeador de M. Bison e ser processada pelo Mike Tyson.
  2. Antes do GameShark se tornar tão popular, o aparelho de trapaças mais famoso do mercado, era o Game Genie.
  3. O som da máscara em Crash Bandicoot, nunca teve um significado, mas muitas pessoas da equipe interpretavam o som como “Rutabaga”.
  4. O rosto do Max Payne, foi feito com base no rosto de Sam Lake da Remedy.
  5. Em Metal Slug, o vilão General Morden é, supostamente, inspirado em Saddam Hussein.
  6. Pepsiman faz uma participação no game Fighting Vipers, mas apenas na versão japonesa.
  7. No game Street Fighter Alpha 2, se você ganha através de uma provocação, Mobichan do jogo Side Arms aparece como ícone de vitória
  8. Gabe Newell e Mike Harrington, fundadores da Valve, trabalharam na Microsoft por mais de 10 anos.

  1. O personagem Ermac de Mortal Kombat, surgiu como um bug, um Error Macro, que mudava a cor do Scorpion.
  2. Counter Strike nasceu como um mod para Half Life, mas fez tanto sucesso, que a Valve contratou a equipe e lançou como jogo.
  3. A personagem Marjorie Bros da revista Super Game Power, nunca existiu na vida real como redatora, mas foi inspirada em uma amiga do Chefe.
  4. Max Payne foi um dos primeiros jogos a vir dublado em português, mas apenas a versão para o PC no início dos anos 2000.
  5. A cantora Cynthia Harrell, que está por trás da abertura de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, é a mesma que está por trás do encerramento de Castlevania: Symphony of the Night.
  6. No final de Reiko em Mortal Kombat 4, ele veste o capacete de Shao Kahn, o que fez com que vários fãs na época achassem que era a identidade secreta do chefão de MK.
  7. No International Superstar Soccer Deluxe, existia um código para transformar o juiz em cachorro.
Juiz Cachorro

 

  1. No jogo Clayfighter, existia uma finalização que satirizava o Mortal Kombat, essa finalização era chamada de Claytality.
  2. Nos primeiros games de Mortal Kombat, os sprites eram fotos de atores, mas no caso dos personagens com 4 braços, eram usados bonecos.
  3. Em um episódio do Eu, a Patroa e as Crianças, Michael Kyle está montando seu quarto, e nele, ele possui todos os consoles da geração da época.
  4. A série Tony Hawk’s Pro Skater tinha um personagem secreto, que ganhou fama entre os fãs, o policial Officer Dick.
Officer Dick

 

  1. Em Soul Calibur II, cada plataforma teve um personagem exclusivo, sendo o Spawn no Xbox, o Heihachi no Playstation 2 e o Link no Game Cube.
  2. Em SNK Vs Capcom, os desenvolvedores da SNK criaram o Violent Ken, personagem que mais tarde estrearia na série Street Fighter.
  3. No Soul Calibur IV, existiam personagens convidados do universo de Star Wars, como Yoda e Darth Vader.
  4. O personagem Gon, que marca presença em Tekken 3, na verdade vem de um mangá escrito por Masashi Tanaka, e inclusive ele já apareceu em um game próprio para Super Nintendo.
  5. Além de desenhos animados, Akira Toriyama (de Dragon Ball), participou como Character Design de vários games como Dragon Quest, Chrono Trigger, Tobal e Blue Dragon.
  6. As cutscenes de Ninja Gaiden eram tão boas, que estabeleceram um padrão para indústria, lembrando que isso foi na época do Nintendinho.
Cutscene em Ninja Gaiden

 

  1. O que Dead Or Alive, Tekken e Super Mario Bros tem em comum? Esses 3 já tiveram filmes péssimos feitos
  2. Em Marvel Vs Capcom 2, existiam 2 Wolverine um com garras de osso e outro com garras de Adamantium
  3. No jogo de luta Cyberbots, existia a possibilidade de jogar com um Akuma robô
  4. Cuphead foi inteiro desenhado à mão, e isso fez até com que artistas da Disney visitassem o estúdio
  5. O personagem Klonoa da Namco, tem o Pac-Man desenhado em seu boné
  6. As Wumpa Fruits de Crash Bandicoot, foram criadas para serem uma mistura de frutas, entre elas Manga, Pêssego e Maçã
  7. World of Warcraft foi o primeiro grande filme sobre games, a ter sucesso de crítica e bilheteria


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “101 Curiosidades aleatórias sobre Videogames

  1. Muita coisa aí eu não sabia!!!! As cutscenes de Ninja gaiden 3 são shows, lembro da galera comprando a revsita Game power e SGP e sempre imaginando como seria a marjorie, lembrando também da revista Super game!!!! Acredito que na época DOS dos PC da vida…predominava muito a série DOOM, Quake e CIA!!!! Muita coisa boa naquela época existia e ainda existe!!!! Bons tempos de antigamente!!!! valeu

Deixe uma resposta