32 Curiosidades aleatórias sobre games no Brasil

  1. No PlayStation 2 tinha um disco para poder assistir a Netflix, e era produzido exclusivamente aqui no Brasil.

  1. O Nintendo 64 teve modelos coloridos e diferentes, e aqui no Brasil, cada modelo tinha o nome de uma fruta.
  2. Em Knights of Pen and Paper, jogo brasileiro, é possível enfrentar o MissingNo, famoso bug que acontecia em Pokémon Red & Blue.
  3. O Mega Drive possuía conexão com internet, aqui no Brasil o cartucho era conhecido como Mega Net da TecToy.
  4. No jogo brasileiro Gryphon Knight Epic, é possível encontrar outros personagens de games indie, entre eles está Aritana, personagem de outro game brasileiro.
  5. Em Warlock’s Tower, jogo brasileiro, é possível encontrar personagens de outros games, como o Herói da Lenda do Herói.
  6. O primeiro jogo totalmente brasileiro a sair em um console doméstico, foi As Férias Frustadas do Pica-Pau, desenvolvido pela Tectoy para o Mega Drive.
As Férias Frustadas do Pica Pau

 

  1. No Brasil, no auge dos Fliperamas, havia traduções nos diálogos dos games, era comum jogos da Capcom e da SNK com frases em português.
  2. A Tectoy desenvolveu o jogo de Duke Nukem no Mega Drive, sendo exclusivo para o mercado brasileiro.
  3. G4 Brasil, exibido pela Bandeirantes, foi o primeiro programa brasileiro, totalmente baseado em vídeo games, sendo apresentado por Luciano Amaral e Luiza Gottschalk.
  4. Shadowman foi um dos poucos jogos do Nintendo 64, a vir com legendas em português brasileiro.
  5. Em 1998, o primeiro grande game brasileiro foi lançado, o jogo “Incidente em Varginha”.
  6. O jogo Didi na Mina Encantada, lançado para Odyssey aqui no Brasil, na verdade é o jogo Pick Axe Pete!
Didi na Mina Encantada

 

  1. O jogo Yu Yu Hakusho para Mega Drive só foi lançado em dois países, no Japão e no Brasil, sendo que aqui, veio com tradução e sendo publicado pela Tectoy.
  2. Mantena e JP, são cantores brasileiros que já interpretaram músicas de Street Fighter, Super Mario e Mortal Kombat.
  3. O primeiro produto entre a parceria entre a SEGA e Tectoy, foi a pistola Zillion.
  4. A Gradiente, antes de fazer parceria com a Nintendo, lançou um clone do Nintendinho, chamado Phantom.
  5. O jogo Dandara, foi o primeiro game brasileiro, a entrar na lista de melhores games do mundo pela revista Time, e olha que no mesmo ano ele competiu com God of War, Spider-Man e Red Dead Redemption 2
Dandara

 

  1. O compositor por trás das músicas do game brasileiro Horizon Chase, é o lendário Barry Leitch, que já trabalhou como compositor do game Top Gear
  2. Rodrigo Faro era garoto propaganda do Master System, com o programa Master Dicas da Tectoy exibido pela Globo.
  3. Os jogos da Turma da Mônica lançados pela Tectoy, foram feitos mudando os sprites dos games da série Wonder Boy.
  4. Existia um quadro no Vídeo Show, que era para mostrar dicas sobre o Master System da Tectoy, e quem apresentava era o Miguel Falabella.
  5. O nome Come-Come foi dado à um clone de Pac-Man, o jogo era K.C.’s Krazy Chase! para Odyssey, mas acabou que boa parte das pessoas também chamava o Pac-Man de Come-Come.
  6. No menu de opções do jogo Capcom Vs SNK para Dreamcast, era possível ouvir o slogan da Kaiser: “Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes”.
  7. Na década de 90, nos fliperamas da Capcom, era possível ganhar cards que contavam a história dos personagens dos jogos.
  8. A Warner, querendo trazer um público diferente para consumir games, convidou artistas para dublagem de jogos, como o Roger do Ultraje a Rigor, e a canta Pitty.
  9. No jogo Dandara, é possível encontrar uma personagem representando o quadro Abaporu.
  10. O Gugu publicou um game de entregas em 2002, com várias propagandas do SBT, Bob’s, Shell, etc… O nome do game é Pickup Express.
PickUp Express

 

  1. Gugu tinha um programa chamado Play Game, onde crianças disputavam, e uma das disputas, era a criança entrar dentro de um jogo do Master System e vencer a fase.
  2. No programa Angel Mix da Angélica, existia um quadro, o Game Mix, onde a apresentadora falava um pouco sobre os games, e mostrava dicas e truques.
  3. O governo Bolsonaro, usou uma música do game Sonic The Hedgehog (2006) como trilha sonora do vídeo.
  4. A apresentadora Ana Maria Braga, afirmou que gosta de jogar a série FIFA, dizendo que gosta de ser desafiada e acaba relaxando dos problemas do dia a dia.


Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso site ou acompanhe nossas redes sociais e receba novidades exclusivas clicando aqui.

Bom pessoal, por hoje é só.

Abraços e até a próxima.

About Daniel Atilio

Analista de sistemas e blogueiro nas horas vagas. Pode ser encontrado jogando Tetris por ai.

One thought on “32 Curiosidades aleatórias sobre games no Brasil

    1. Várias coisas combinam para isso, alta carga tributária, falta de incentivos, a época negra da pirataria e principalmente a própria comunidade de jogadores, ao invés de avaliar a experiência de um jogo brazuca, acaba crucificando as produções nacionais (sem ao menos se perguntar se é o primeiro jogo do estúdio). Se os consumidores, consumissem mais jogos br, iria aumentar a demanda e busca, e assim nosso mercado iria crescer né.
      Torcemos por dias melhores.
      Grande abraço jovem.

  1. A Tec Toy e o Master system tinha os comerciais e programas que marcaram muito na época!!!! Naquela época eu tinha um sonho de ter um Master System em casa…ainda mais quando tinha a propaganda com o óculos e pistola!!!! Bons tempos!!!! Muita coisa eu não sabia dessa lista, valeu!!!!

Deixe uma resposta